Programa é apontado pela Unesco como exemplos de boas práticas de educação em todo o mundo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Itinerários Amazônicos tem por objetivo oferecer formação e conhecimento aos professores da região da região Amazônica. Com atuação em 8 dos 9 estados por onde se estende a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins quer empoderar estudantes para agir diante das mudanças climáticas.
O programa foi lançado em agosto de 2023 pelo Instituto Iungo, Instituto Reúna e rede Uma Concertação pela Amazônia, com investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e Vale.
Desde então, já foram disponibilizados, gratuitamente, mais de 2.600 páginas de material curricular, com formação de mais de 55 mil professores, mais de 5.300 escolas impactadas, beneficiando cerca de um milhão de alunos do Ensino Médio.
O programa reúne redes estaduais de ensino e educadores em torno da complexidade amazônica e de questões locais, regionais, nacionais e globais que se relacionam diretamente com o desenvolvimento sustentável.
Ele traz conteúdo sobre temas amazônicos em diálogo com as áreas de conhecimento previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e realiza a formação de professores para sua adoção nas salas de aula. Além de promover a aprendizagem em contexto, o conteúdo e a formação têm foco no desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes para que possam agir diante das mudanças do clima.
Unesco
Por causa disso, em 2023, o programa Itinerários Amazônicos foi selecionado como um dos cinco estudos de caso exemplares no mundo de Educação sobre Mudanças Climáticas, em um relatório encomendado pela Unesco e apresentado na Reunião Regional da Ásia e Pacífico ESD-Net 2030, em junho do mesmo ano, na Indonésia.
Saiba mais sobre o programa
O programa Itinerários Amazônicos oferece conteúdos formativos gratuitos para educadores brasileiros através do canal do programa no YouTube: https://www.youtube.com/@ItinerariosAmazonicos ou no site oficial do programa: https://itinerariosamazonicos.org.br/
Sobre o Iungo
O Iungo completou quatro anos e se firmou como uma organização importante e reconhecida no âmbito da educação no Brasil, em especial para o fortalecimento dos principais agentes da transformação da escola: os professores. Para contribuir com a superação dos desafios educacionais do país na escala e na urgência necessárias, hoje trabalham em parceria com 15 estados e um município brasileiro.
Ao longo de sua existência, o Iungo já impactou diretamente mais de 300 mil educadores em ações de formação docente, beneficiando indiretamente mais de 5 milhões de alunos em todos os estados do país.
Sobre o Fundo de Sustentabilidade Hydro
Instituído em 2019 como um compromisso conjunto das empresas Hydro, Albras e Alunorte para o desenvolvimento sustentável de regiões brasileiras, especialmente no estado do Pará, o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) já investiu, em quatro anos de atuação, cerca de R$ 40 milhões, dentre os R$ 100 milhões previstos em 10 anos, transformando a vida de mais de 100 mil pessoas, direta ou indiretamente, por meio de parcerias com instituições locais.
São sete grandes programas, com objetivos e atuações diferenciadas, que financiam diversos projetos de incentivo ao empreendedorismo comunitário na região e ao empreendedorismo feminino. Os investimentos do FSH são aplicados em capacitações, contratação de serviços e compras de comunidades locais, pesquisa, entre outros.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!