Na 2ª colocação ficou a banda Benvindo ao Pacífico, e na 3ª a banda Da Ordem ao Caos.
Foto: Arquivo pessoal
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com um público cada vez mais engajado e uma competição de alto nível, o "Grego Autoral" marcou o cenário musical de Rondônia, valorizando e impulsionando o talento local.
Iniciando-se, dia 14/07 e encerrando no dia 24/08, o Grego Original sediou a quarta edição do renomado evento musical “Grego Autoral”, que reuniu bandas de Rondônia em uma competição emocionante e cheia de energia. Realizado em Porto Velho, o evento contou com a presença de diversas bandas, culminando em um evento memorável para os amantes da música independente.
As apresentações foram avaliadas por um painel de jurados experientes, cuja as notas definiram as posições das bandas, afunilando para a vencedora e premiada Monolito. Ficando com a 2ª colocação a banda Benvindo ao Pacífico e a 3ª colocação a banda Da Ordem ao Caos.
Destaca-se também a premiação individual para os artistas, e a menção honrosa ao Wallas Ribeiro como melhor vocalista de toda a jornada que foi o evento.
O resultado final, considerava também a votação do público e descontos por infrações, levando o nível da competição para critérios de engajamento, organização e assiduidade somados a parte técnica de execução das músicas.
O evento foi realizado pelo Grego Original, um espaço dedicado à cultura e à arte, que tem se consolidado como um ponto de encontro para músicos e apreciadores da cena independente. A quarta edição do “Grego Autoral” reafirma seu compromisso em proporcionar experiências únicas e oportunidades significativas para os artistas da região.
Com a diversidade e a qualidade das bandas participantes, o evento demonstra não apenas a criatividade musical, mas também o potencial de crescimento e reconhecimento das bandas no cenário nacional.
Saiba mais sobre a Monilito
A banda Monolito surge no final de 2019, com o lançamento do seu EP composto por 05 faixas, denominado “Dazed”. Gravado de forma totalmente independente na cidade de Ariquemes-RO, Wallas Ribeiro (vocalista & guitarrista), Gustavo Silveira (baterista) e Murilo da Silva (baixista) concretizam a experiência de formarem uma banda no interior de Rondônia.
Ao adentrar o período da pandemia, sua existência se inicia a partir de meio totalmente digital – através de apresentações em lives, entrevistas, oficinas e bate-papo que perduraram neste período caótico pandêmico – marcando presença estritamente de forma digital por meio das plataformas.
Com isso, a banda intermediava os primeiros passos para o seu surgimento na cena e também pré-produzia o seu próximo lançamento. Em 2022 a banda decide entrar em estúdio para gravar um álbum composto de 11 faixas. Para isso, essa se deslocou até Anápolis-GO para as gravações com o produtor musical Gustavo Vasquez (Estúdio RockLab) – o qual direcionou e ajudou a banda a consolidar um norte musical e de definição sonora, fazendo nascer o álbum “Voice of Rage”.
Lança-se o álbum fruto desta produção no primeiro semestre de 2023 e logo embarcam em uma turnê que perpassou pelas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho, Goiânia, Anápolis, Uberlândia e São Paulo. Somando com a experiência de também ter se apresentado ao vivo em Guayaramerín – cidade boliviana fronteiriça.
Permeando os nuances do heavy/thrash e stoner metal – a banda se apresenta com a sua formação em power trio e nos shows demonstram que se é possível fazer um som pesado e denso e também melódico de forma simultânea.
Em 2024 a banda retorna seus olhos para a pré-produção de um novo disco, ao mesmo tempo que visa adentrar a cena underground de Rondônia, ganhando espaço na música autoral existente no estado.
Autor: Assessoria da Banda
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!