RONDÔNIA EM IMAGENS: Livro pode ser baixado em PDF; a obra física já foi distribuída nas escolas públicas

O autor Kim-Ir-Sen Pires Leal fotografou pessoas e lugares do antigo Território Federal de Rondônia. O livro físico foi lançado com patrocínio da Energisa, via Lei Rouanet

RONDÔNIA EM IMAGENS: Livro pode ser baixado em PDF; a obra física já foi distribuída nas escolas públicas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Kim-Ir-Sen Pires Leal fotografou pessoas e lugares do antigo Território Federal de Rondônia. Viu e acompanhou o surgimento de algumas vilas e municípios, a colonização agrícola, e a reconfiguração geográfica-ambiental da região. O livro é composto de 200 fotografias, mas o autor tem ainda o triplo de imagens além das que publicou na obra.

 

Nada significariam centenas e milhares de eslaides e negativos guardados em gavetas e armários, não fosse o interesse da empresa Energisa, que em bom momento viu no rico acervo de imagens analógicas a concepção deste livro publicado com apoio da Lei Federal de incentivo, também chamada de Lei Rouanet, através de renúncia fiscal.

 

Rondônia em Imagens é mais uma apoteose da fotografia amazônica. Nessa que é uma das mais importantes invenções da humanidade, Kim conduz o leitor à recordação dos acontecimentos que marcaram o período da colonização rondoniense.

 

E todos aqueles mais jovens aqui nascidos e que não testemunharam a maior saga migratória do País também encontrarão nestas páginas um bom motivo para saber como tudo aconteceu, em desafios e facilidades.

 

Sangue, suor e lágrimas construíram Rondônia.

 

O autor é grato à Energisa pela oportunidade de revelar o passado deste estado, notadamente, de seus povos originários. Os indígenas fazem deste trabalho um contribuinte vitorioso no ato de contar parte da história amazônica ocidental brasileira.

 

O estado perdeu grande parte de sua memória simplesmente devido ao desinteresse de seus governantes em adquirir em tempo hábil imagens em cores e em preto e branco que outros célebres autores lhe ofertaram, em vão.

 

Nascida do antigo Território Federal do Guaporé – denominação que teve até 1956 – Rondônia teve terras pertencentes em grande parte ao vizinho Mato Grosso, e ao sudoeste do Amazonas.

 

Em imagens e texto bilingue, o livro revela a crianças, jovens e adultos a maneira como se deu a chamada colonização. Todos poderão aqui resgatar visualmente o final da década de 1970 e o início dos anos 1980 do século passado.

 

São eles também que agradecem a Kim Ir Sen Pires Leal e ao Grupo Energisa, a possibilidade de se encantar com o passado e exercer o pensamento crítico no lugar onde nasceram.

 

Rondônia em Imagens é a própria salvaguarda de bens culturais, que todos sabem, podem se deteriorar e se perder. Razão pela qual o projeto permite o acesso deste livro no formato digital, em website.

 

Baixe o livro CLICANDO AQUI

 

Autor: Jornalista Montezuma Cruz


Ficha Técnica


Kim-Ir-Sen Pires Leal :
Fotos, Coordenação Geral e Gerência Financeira
Montezuma Cruz :
Textos e legendas
Pedro de Oliveira Leal:
Produção Executiva e Designer
Raíssa Dourado :
Coordenação de Produção em Porto Velho
  

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que os presídios de Rondônia deveriam ser privatizados?
Se as eleições fossem hoje, qual dos nomes abaixo você escolheria para ocupar o Senado?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS