SIMON OLIVEIRA: Escritor de Nova Mamoré lança o livro Crônicas e Memórias de um Beradeiro

Esta é a quinta obra lançada por Simon Oliveira

SIMON OLIVEIRA: Escritor de Nova Mamoré lança o livro Crônicas e Memórias de um Beradeiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O escritor Amazônida e beradeiro de Nova Mamoré, Simon Oliveira dos Santos acaba de lançar o seu quinto livro, “Crônicas e Memórias de um Beradeiro”, pela editora Autografia, do Rio de Janeiro.

 

Publicado com recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, o livro com quarenta e quatro crônicas é um convite para o balanço em uma rede, entrelaçando memórias, imaginário, advindos de suas vivências nessas terras amazônicas.


Os textos são permeados por rastros culturais e sociais, carregados de sensibilidade pelo olhar de Simon, que com uma escrita peculiar e atenta aos detalhes, toca, profundamente o leitor e o convida para se espraiar nessas margens caudalosas de uma memória marcada pelo rio Madeira, pelos trilhos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e por pessoas comuns, mas que ganham vida pública, pelos registros memorialísticos do autor. Entrelaçando acontecimentos e a imaginação, são abordados na obra a vida bucólica, religiosidade, memórias familiares, fatos acontecidos na época do garimpo, reflexões sobre a pandemia.


Além disso, também são apresentadas ao leitor figuras locais que compõem o cenário cotidiano da cidade, cujas histórias se fundem com as histórias públicas e por isso, são nomes que ainda precisam ser homenageados e escritos na história oficial do Município.


Quem é Simon Oliveira


Simon Oliveira dos Santos é natural de Nova Mamoré, Rondônia. Nasceu em 27 de abril de 1970. Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), especializou-se em Metodologia do Ensino Superior e é mestre em Ciências da Linguagem.

 

Escritor, contista, jornalista e pesquisador, é membro da Academia Guajamirense de Letras (AGL). Funcionário público da Redes Estadual da Educação e Municipal.

Autodenomina-se " Amazônida, filho da ferrovia", devido sua ligação com o cenário fantástico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com as localidades de Vila Murtinho (Berço do Madeira), Iata e Guajará Mirim e suas gentes.


Obras já lançadas pelo escritor


Trem das Almas (2020
Causos e Crônicas do Berço do Madeira (2022)
Nova Mamoré: O Berço do Madeira (História, Geografia, Memórias, Culturas e Identidades) - 2025
Cartas ao Pequeno Davi - 2025


Como adquirir o livro "Crônicas e Memórias de um Beradeiro" e demais obras do autor:


Direto com o escritor: ( 69) 993.23.7881

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você é a favor do ‘PL da Devastação’?
Se Carlos Bolsonaro fosse candidato ao Senado por RO, você votaria nele?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS