RONDÔNIA RURAL SHOW: Cerca de 40 artesãos expõem na Feira Agropecuária; evento encerra neste sábado,31

RONDÔNIA RURAL SHOW: Cerca de 40 artesãos expõem na Feira Agropecuária; evento encerra neste sábado,31

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a participação de 40 artesãos expositores, o Pavilhão do Artesanato é um dos destaques da 12ª Rondônia Rural Show Internacional, (RRSI), promovida pelo governo de Rondônia. Feira encerra neste sábado, 31 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. O pavilhão é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e oferece uma vitrine rica e diversificada da identidade cultural rondoniense.

 

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer e adquirir peças únicas produzidas com matérias-primas regionais, como madeira, fibras naturais, sementes e materiais recicláveis. Cada item reflete as tradições e saberes das comunidades indígenas, ribeirinhas e urbanas do estado, além de promover a sustentabilidade e o empreendedorismo local, contribuindo para gerar renda familiar.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o artesanato é uma expressão viva da cultura, e é uma importante fonte de renda para muitas famílias. “Apoiar esses artesãos é investir no futuro de Rondônia,” ressaltou.

 

Empreendedorismo e bons negócios

 

Após uma depressão, a sra. Ana Venturini destaca que conheceu o artesanato, o que mudou a sua vida. Assistindo vídeos na internet, se interessou bastante e começou a confeccionar as primeiras peças. Está agradecida a Deus porque o artesanato gerou renda e felicidades. Faltando dois dias para o fim da RRSI, Ana já vendeu noventa por cento do estoque preparado para a feira, com lucro de quase cem por cento da meta.

 

A artesã de Cacoal, Cleuza Pace, participa pela 11ª vez da RRSI, e ressalta que o evento tem sido uma vitrine fundamental para o crescimento do seu negócio. Segundo a artesã, muitos clientes de outros estados, e até de outros países, conhecem seu trabalho durante a feira, adquirem um cartão de contato na barraca e, após a compra presencial, continuam adquirindo os produtos de forma online. ‘Isso representa não só o fortalecimento das vendas durante o evento, mas também o sucesso no pós-venda, com encomendas que seguem chegando de diferentes regiões e até do exterior’, salientou.

 

O secretário da Sejucel, Paulo Higo, destaca a importância do pavilhão para o fortalecimento da economia criativa. “Nosso objetivo é fomentar o pequeno empreendedor e valorizar a cultura local. Ao proporcionar esse espaço, incentivamos a geração de renda e a preservação das tradições artesanais de Rondônia”.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve taxar os Estados Unidos da América?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS