DOCUMENTÁRIO: Filme sobre Brincadeiras tradicionais do povo Karo Arara será exibido neste sábado

A sessão será a partir das 19h, no Espaço Cultural da Fada Inad, em Ji-Paraná. O evento é gratuito e voltado especialmente ao público infantil

DOCUMENTÁRIO: Filme sobre Brincadeiras tradicionais do povo Karo Arara será exibido neste sábado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A produção apresenta, em formato audiovisual, como essas crianças brincam atualmente e como brincavam em tempos passados, valorizando a cultura e a memória ancestral. “Convidamos todas as famílias para virem assistir com a gente este documentário que registra o brincar de um povo originário de Ji-Paraná”, frisou a produtora cultural Daniele Silva.

 

O projeto é uma realização da Fada Inad Espaço Cultural, instituição com mais de 10 anos de atuação voltada para o universo infantil. O Projeto é beneficiado pela Lei Paulo Gustavo, através da FCJP – Fundação Cultural de Ji-Paraná, Ministério da Cultura, Governo Federal. "O documentário tem como objetivo registrar e preservar as tradições lúdicas das crianças da etnia Karo Arara, residentes na Aldeia Paygap, localizada no município de Ji-Paraná, Rondônia", declarou Ivan Marinho, produtor cultural.

 

 

Estão previstas mais três exibições teste presenciais do filme que acontecerão em locais e formatos diferentes : 17/06 na Aldeia Paygap, 24/06 na Universidade Federal de Rondônia (Unir), 25/06 no Projeto Social Sonho Meu. E exibições-teste virtuais pelo canal da Fada Inad no YouTube, alcançando públicos de diversas regiões do país, com datas a definir.

 

Acessibilidade e inclusão

 

O projeto prioriza a acessibilidade em todas as exibições. Serão disponibilizadas versões do vídeo com audiodescrição — gravada em estúdio profissional — e com legendas, destinadas as pessoas com deficiência visual e auditiva.

 

 

As exibições presenciais contarão com intérpretes de Libras para atender à comunidade surda. Haverá um colaborador sensibilizado que estará à disposição para oferecer suporte durante o evento. Haverá ainda uma sala sensorial, preparada para acolher pessoas que necessitem de regulação sensorial. 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve taxar os Estados Unidos da América?
Por que Bolsonaro está abandonando o gov. Marcos Rocha nas eleições de 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS