LANÇAMENTO: Documentário 'Explosão Junina' mostra como a cultura transforma comunidades

O filme retrata a trajetória da Quadrilha Explosão Junina, formada por moradores do Condomínio Santa Bárbara, em Porto Velho

LANÇAMENTO: Documentário 'Explosão Junina' mostra como a cultura transforma comunidades

Foto: Kerdy Produções

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
O documentário de curta-metragem “Explosão Junina – O Amor pela Arte é a Nossa Motivação”, dirigido por João Kerdy e produzido pela Kerdy Produções, foi lançado destacando o poder da arte e da cultura popular como ferramentas de transformação social em Porto Velho. Com roteiro de Solano de Souza Ferreira, a obra tem gênero expositivo e duração aproximada de 15 minutos.
 
A primeira exibição foi na área social do condomínio popular Santa Bárbara, na noite de sábado (24), onde integrantes e comunidade pode ver na tela grande, o registro em audiovisual da cultura local. 
 
O filme retrata a trajetória da Quadrilha Explosão Junina, formada por moradores do Condomínio Santa Bárbara, localizado na Estrada de Santo Antônio, bairro Triângulo, em Porto Velho. O grupo folclórico se tornou o principal espaço de lazer, integração social e fortalecimento comunitário, envolvendo crianças, jovens e adultos em torno da tradição junina.
 
O documentário apresenta a história da quadrilha e o contexto de sua criação, narrados por Duda Lello, mulher transgênero que assumiu a presidência do grupo com o objetivo de resgatar a alegria, a autoestima e o sentimento de pertencimento dos moradores do condomínio popular.
 
A produção acompanha os preparativos, ensaios e apresentações, evidenciando a união entre integrantes e familiares para levar a quadrilha aos palcos mais disputados da cidade. Mesmo sendo um dos grupos mais novos de Porto Velho, a Explosão Junina já alcançou destaque em eventos importantes, especialmente no Arraial Flor do Maracujá, considerado o principal festival junino da região Norte.
 
A obra reforça a importância sociocultural da quadrilha, defende a manutenção de políticas públicas de incentivo à cultura e evidencia o poder mobilizador da arte como agente de inclusão, transformação social e construção de sonhos dentro da comunidade.
 
A gestão de Projeto é de Péricles Sobrinho e a gestão de mídia da Carol Terra. O Projeto foi selecionado pelo Edital nº 01/2024/Sejucel-LPG, na Categoria Audiovisual  Bolsas para Artes em Vídeo, patrocinado pelo Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS