Neste final de semana começam os desfiles dos blocos de Carnaval em Porto Velho. Quatro agremiações irão às ruas — Areal Folia, Pirarucu do Madeira, Até Que a Noite Vire Dia e Furacão da Sul — e a expectativa é que milhares de porto-velhenses se concentrem nas vias do Centro e da zona Sul da capital rondoniense.
Os blocos ocuparão importantes ruas e avenidas do perímetro urbano, como a Pinheiro Machado e a Jatuarana, que serão interditadas durante a passagem dos foliões pelos corredores da folia.
No entanto, a Polícia Militar de Rondônia já definiu o horário limite para a desocupação das vias. A medida foi estabelecida após reunião entre as forças de segurança, e a corporação afirma que não haverá negociação no momento da reabertura dos espaços públicos.
Seguindo o modelo de “tolerância zero”, o horário para o início do “pente fino” nas avenidas ocupadas será às 4h. Caso foliões permaneçam nas áreas após a desobstrução, poderão ser aplicadas técnicas de restabelecimento da ordem pública.
De acordo com o comando da PM, às 3h59 os policiais já estarão posicionados para iniciar o procedimento. O horário foi definido para permitir que a população aproveite o Carnaval, garantindo também o bem-estar das famílias que residem nas proximidades e a segurança geral.
Situações em que policiais precisaram utilizar a chamada “força moderada” já foram registradas em carnavais anteriores. Ainda assim, a expectativa é que os foliões respeitem as normas e aproveitem a festa sem desrespeitar a lei.