PRESIDÊNCIA: Pesquisa revela que Lula tem 44% e Bolsonaro está com 32%

Nova pesquisa de intenção de voto do Ipec foi realizada entre 12 e 14 de agosto

PRESIDÊNCIA: Pesquisa revela que Lula tem 44% e Bolsonaro está com 32%

Foto: Divulgação

A nova pesquisa do Ipec (ex-Ibope), divulgada na última segunda-feira (15/8) mostra que o presidente Jair Bolsonaro teve uma melhora nas taxas de aprovação do seu governo desde dezembro, quando o último levantamento do instituto foi feito. Mesmo assim, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece liderando as intenções de voto para a Presidência da República com dianteira em estados considerados "chave" como Minas Gerais e São Paulo e chances, dentro da margem de erro, de vencer no primeiro turno se a eleição fosse agora.
 
No cenário estimulado, em que os entrevistados recebem uma lista de candidatos, Lula aparece com 44% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, que tem 32%. Ciro Gomes (PDT) tem 6%, Simone Tebet (MDB) tem 2% e Vera Lúcia (PSTU) aparece com 1%. Brancos e nulos representam 8%. Não souberam responder ou não responderam somaram 7%. Nenhum dos outros candidatos conseguiu chegar a 1%.
 
Parte dos dados divulgados pelo Ipec nesta segunda-feira não é exatamente comparável ao que havia sido divulgado em dezembro de 2021.
 
Isso acontece porque houve mudanças nos nomes dos candidatos apresentados aos entrevistados. Em dezembro, por exemplo, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) apareciam como candidatos. No atual levantamento, esses nomes não aparecem.
 
Mesmo assim, os dados divulgados pelo instituto até o momento estão em linha com tendências apresentadas por outros institutos. A pesquisa foi feita após o governo tomar medidas na área econômica como a criação de benefícios para caminhoneiros e taxistas e a ampliação do valor do Auxílio-Brasil de R$ 400 para R$ 600.
 
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados foram divulgados por veículos do grupo Globo, entre eles a TV Globo, G1 e jornal O Globo.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS