REPRESENTATIVIDADE: Almir Suruí pode ser o primeiro indígena eleito Deputado Federal por RO

Ele pode repetir o feito de Mário Juruna que se elegeu deputado federal há 30 anos

REPRESENTATIVIDADE: Almir Suruí pode ser o primeiro indígena eleito Deputado Federal por RO

Foto: Divulgação

 

Almir Narayamoga Surui nasceu 5 anos após o contato com não indígena. Hoje, tem 48 e vive na aldeia Lapetanha na Terra Indígena Sete de Setembro no município de Cacoal, interior de Rondônia. Ele é pai de 6 filhos entre eles Txai Suruí, a única mulher indígena com discurso de impacto na Cop 26. 
 
Com o incentivo de seu Pai, saiu de sua aldeia com 15 anos para aprender a falar melhor o português, as leis não indígenas, os direitos indígenas, os códigos dos não indígenas e lutar pela defesa de seu povo, integridade de seu território e proteção da natureza. 
 
Biólogo e doutor em geografia e ciências sociais. Com sua experiência entendeu que poderia aproveitar   dos   conhecimentos   adquiridos   para   promover   o   desenvolvimento planejado e sustentável da Terra Indígenas Sete de Setembro e garantir o bem-estar para os Paiter.
 
Em sua caminhada na disputa pelo cargo de Deputado Federal pelo Estado de Rondônia Almir recebeu doação de 5 mil reais do Apresentador Luciano Huck, apoio de pessoas influentes no Brasil e mundo como a filha Txai Suruí, a candidata a Deputada Federal Lucélia Santos do PSB, Ciro Gomes que concorre à presidência da República também enviou um vídeo de apoio à Almir, o vídeo foi publicado em suas redes sociais, e ele foi  único candidato do seu partido que teve esse apoio de um candidato majoritário, a atriz Camila pitanga já sinalizou apoio à Almir, o que deve ser confirmado nos próximos dias. Em suas redes usa a #daaldeiaparaocongresso. Se apresenta como Candidato através do número 1213. 
 
“Essa oportunidade só cresce o compromisso e responsabilidade com estado, com povo de Rondônia e que essa possibilidade venha crescer também e mostrar que  é possível com a união do povo buscar o novo, uma nova maneira de fazer política com pessoas novas  e com compromisso novo!” Diz Almir Suruí sobre sua candidatura.
 
 
O que ele já fez? 
 
Fez um plano de gestão de seu território de 50 anos, transformou área de capoeira em terras produtivas, que no mesmo espaço tem floresta, plantio de cacau, castanha, banana e café, o café produzido pelo seu povo é um café considerado pelos especialistas como especial e também é produzido de forma orgânica, já foi exportado para Suíça e hoje é comercializado pela empresa três corações. Está a frente da criação da primeira universidade indigena do Brasil e muito outros projetos e trabalhos. 
 
Em 2022 completa a sua caminhada em 50 países do globo, levando o nome de Rondônia e dos povos indígenas do Brasil. 
 
 
Premiações e reconhecimento:
 
1)Prêmio Internacional de Defensor de Direitos Humanos, em Genebra Suíça dado em 2008;
 
2)Prêmio da Missing Foundation, pela proteção e restauração de habitats e espécies florestais;
 
3)Reconhecimento da cidade de San Francisco na Califórnia com o “dia do Chefe Almir” em que se comemora no 4 de outubro, o dia da luta pelo meio ambiente;
 
4) Foi considerado um dos 100 pessoas mais influente do Brasil pela revista época e também um dos 100 mais influente no mundo dos negócios pela revista fest company.
 
Entre vários outros prêmios e indicações internacionais.
 
Propostas: 
 
A proposta inicial é fazer um estudo da área da região do estado de Rondônia, identificar quais as principais potencialidades e demandas, destinar recursos que possam ser voltados aos municípios para atender a população, Colocar o Estado de Rondônia em destaque por atividades e notícias  positivas e ser referência em inovação, além de fazer com que o Estado seja  modelo de gestão para o mundo. 
 
Oferecer Saneamento básico e Saúde - Estudos comprovam que cidades que possuem saneamento básico reduz muito os problemas de saúde da população local, por isso Almir pretende  propor projetos de leis que garantam o saneamento básico para toda a população urbana e rural e através emendas destinar para garantir melhorias no setor de saúde do estado de Rondônia. 
 
Meio ambiente - Almir pretende  mostrar que os povos indígenas não são  contra o desenvolvimento, mas mostrar que é possível sim desenvolver sem desmatar, de forma responsável e planejada como foi feito em seu território e assim garantir um desenvolvimento com responsabilidade ambiental social e econômico, garantindo a qualidade de vida dos cidadãos Rondonienses.
 
Setor Rural - Investir e implementar tecnologias para atrair o mercado exterior, buscar selos e certificação ambiental, aumentar a conexão de exportação de produtos de Rondônia. Também desenvolver políticas públicas que atendam os pequenos agricultores familiares. Apostar na inovação, pesquisas e tecnologias para garantir melhorias e qualidade da produção agrícola do estado. “ Para desenvolver o estado não precisamos desmatar nem um centímetro a mais, podemos sim produzir mais e com qualidade com as áreas que já temos e é isso que eu quero ter a oportunidade de mostrar como Deputado Federal.” Afirma Almir Suruí. 
 
Mulheres - Construir políticas públicas para mulheres e com isso  garantir a geração de emprego e renda para muitas mulheres que fazem o papel de pai e mãe, garantir mais segurança para mulheres, principalmente vítimas de violência de qualquer natureza, realizar campanhas e discutir projetos contra feminicídios. 
 
Inovação - implementação do projeto vagalume de energia solar em espaços públicos e escolas, fazendo assim que haja menos gastos e menos impostos, além de garantir a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 
 
Construir políticas públicas que beneficiem empresas e comércio, indústrias e turismo local, pois esses setores foram muito atingidos pela pandemia da covid e precisam se reergue, com isso gerar mais dinheiro circulando no estado oportunizando  emprego as famílias.
 
Educação e juventude - Também é prioridade a construção de políticas públicas para a educação, fazer com que os jovens permaneçam  nas universidades e escolas.  melhorar a qualidade do ensino de crianças e jovens que foram muito afetados durante. Pandemia. Garantir uma rede de apoio à jovens da zona rural e aldeias que precisam sair de suas localidades e cursar em uma universidade nas áreas urbanas. 
 
Povos Indígenas -  Representar os povos indígenas de Rondônia e do Brasil dentro da câmara dos deputados, participar ativamente das tomadas de decisões que forem afetar direta ou indiretamente as populações indígenas do Brasil. Ir em busca de melhorias para a população indígena do Brasil.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS