ELEIÇÕES 2024: Nova pesquisa Phoenix mostra favoritismo de Léo Moraes no segundo turno

Instituto fez simulação de primeiro e segundo turno para prefeito de Porto Velho

ELEIÇÕES 2024: Nova pesquisa Phoenix mostra favoritismo de Léo Moraes no segundo turno

Foto: Ilustrativa

A 6ª Pesquisa Phoenix, realizada entre os dias 18 e 21 de junho de 2024, que já incluiu o nome do pré-candidato a prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), mostra um fenômeno novo nas amostras para o segundo turno. Se a etapa final das eleições fosse no período da realização da pesquisa, Léo Moraes venceria o páreo contra qualquer dos favoritos. Na simulação para o primeiro turno, a candidata do União Brasil ainda lidera, porém comparando com outras pesquisas anteriores, a margem de votação tem diminuído enquanto os demais candidatos crescem.
 
 
Primeiro turno 
 
Uma das mudanças observadas é a segunda colocação do ex-deputado federal Léo Moraes, que não aparecia nas sondagens porque anunciou de última hora sua disposição em entrar na disputa. A candidata do União Brasil está com 26,10%, contra 21,50% de Léo Moraes e 13,70% do conselheiro aposentado Benedito Alves (SDD). 
 
A quarta colocação é do professor universitário Samuel Costa (REDE) com 10,70%, seguido pelo advogado Vinícius Miguel (PSB) com 7%, a juíza aposentada Euma Tourinho (MDB) com 6,60%, e o empresário e ex-vereador Jaime Gazola, com 5,30%. Mais abaixo temos, o empresário Valdir Vargas (PP) com 3,90%. 
 
O percentual refere-se ao IVD – Índice de Votos Definidos – e não leva em conta a tendência dos Indecisos. 
 
Confira na tabela abaixo, os nomes, os percentuais e o total de amostras de cada pré-candidato estimulado na pesquisa. Perceba que a candidata tem a maior preferência tanto dos eleitores masculinos, quanto femininos.
 
 
 
Segundo turno 
 
A pesquisa também avaliou um possível confronto entre os pré-candidatos no segundo turno das eleições majoritárias em Porto Velho. A simulação aponta que Léo Moraes venceria a candidata do União Brasil, Benedito Alves e Samuel Costa no segundo turno. No Item 02, a pesquisa perguntou: “Em quem você aposta no segundo turno?”. 
 
De acordo com a pesquisa Phoenix, Léo venceria o segundo turno contra a candidata do União Brasil pelo expressivo percentual de 42,6% a 33,3% dos votos válidos. Numa eventual disputa contra Benedito Alves (SDD), Léo venceria por 55,5% a 18,8%. E se a disputa fosse contra Samuel Costa (Rede), Léo venceria por 51,5% a 20,6% dos votos válidos.
 
A Phoenix também simulou um embate no segundo turno em que Benedito Alves teria empate técnico com Samuel Costa, ambos com 26,4%.
 
Outra simulação foi considerando a candidata do União Brasil que venceria Benedito Alves por apenas 39,3% a 22,7% dos votos. E se o embate fosse contra Samuel Costa, ela venceria por apenas 35,2% a 24,4%.
 
Em todas as simulações feitas pelo Instituto Phoenix, o pré-candidato Léo Moraes é o que aparece com maior percentual de vantagem e melhor projeção de crescimento em todas as comparações realizadas num provável segundo turno, na disputa pela prefeitura de Porto Velho.
 
 
 
Dados da pesquisa 
 
A pesquisa foi contratada pelo jornal dos Municípios, realizada com 685 eleitores entre os dias 18 a 21 de junho de 2024. Possui margem de erro de + ou -3,6%, nível de confiança de 95%, registrada no TRE-RO com o número 00948/2024, assinada pela estatística Liliane Gazola (Conre 908) e contratada pelo Jornal dos Municípios.
 
*Por questões jurídicas estamos impedidos de divulgar o nome e imagem da pré-candidata a prefeita de Porto Velho pelo Republicanos.
Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ji-Paraná tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Cornelio em São Miguel do Guaporé?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS