BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ESPAÇO ABERTO: Polícia indicia avó que deu carro usado por neto em racha

Confira a coluna de Cícero Moura

CÍCERO MOURA/RONDONIAOVIVO

06 de Agosto de 2020 às 08:47

Atualizada em : 07 de Agosto de 2020 às 08:28

Foto: Divulgação

TAMBÉM SERÁ PENALIZADA
 
O delegado Sandro Moura indiciou por homicídio doloso a avó do motorista do Corolla acusado de disputar um racha no Espaço Alternativo que terminou na morte do ciclista Tiago da Silva Santos, 22. O atropelamento fatal aconteceu na noite do último dia 24.
 
MIMO
 
Segundo o delegado Sandro, a idosa teria presenteado o neto com o carro no dia do aniversário dele de 18 anos mesmo sabendo que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela e o neto responderão pelo crime de homicídio doloso em liberdade.
 
TÁ NO PRESÍDIO
 
O motorista do carro Onix, Gabriel V. D. P., 24, que atropelou e matou a vítima permanece na cadeia. 
 
LICITAÇÃO SUSPENSA
 
O Tribunal de Contas do Estado ( TCE ) determinou a suspensão de uma licitação no valor de 15 milhões e 582 mil reais que seria feita pela Secretaria Estadual de Segurança. Uma denúncia anônima chegou ao TCE dando conta de que o pleito seria direcionado.
 
Tribunal de Contas do Estado de Rondônia
 
LICITAÇÃO SUSPENSA 2
 
O objetivo é a contratação de empresa especializada em serviços de telecomunicações para prestação de serviços de transmissão de dados, serviço de internet banda larga, solução de segurança gerenciada, sob demanda para atender necessidades da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC/RO).
 
LICITAÇÃO SUSPENSA 3
 
Quando a denúncia chegou ao TCE já havia uma suspensão do pregão, realizada pela própria administração pública. No entanto, o Tribunal deu um prazo de 15 dias para a Sesdec explicar as denúncias. 
 
LICITAÇÃO SUSPENSA 4
 
Além do prazo para as justificativas, o TCE alertou que a Corte de Contas deve ser comunicada imediatamente caso o andamento do certame seja restabelecido antes do prazo estipulado para os esclarecimentos. 
 
AMEAÇOU
 
Na semana passada após operação da Polícia Federal na Secretaria Estadual de Saúde, que apura fraude na compra de Kits rápidos para diagnóstico de coronavírus, o governador Marcos Rocha fez uma transmissão em seu Facebook dizendo que qualquer ato de corrupção em seu governo seria tratado com “voadora no pescoço”.
 
MODEROU
 
Sobre outra operação da PF, agora envolvendo empresários corruptos do ramo de café, que teve busca em empresas de familiares do vice-governador, José Jodan, Marcos Rocha baixou o tom. Disse que apoia as investigações e vai colaborar para apurar as responsabilidades.
 
NO MÉXICO
 
Um momento de descanso antes de enfrentar o desgaste da corrida eleitoral que vem pela frente. Essa pode ser  a justificativa da viagem do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. O prefeito, que não é visto na cidade desde o início da semana, teria ido para o México.
 
LOGÍSTICA
 
De acordo com o colunista Silvio Santos, o popular “Zé Catraca”, Chaves foi para o México se encontrar com sua família, que mora em Miami. Segundo Catraca, o reencontro da família Chaves foi marcado no México por conta da pandemia, que colocou uma série de restrições aos viajantes brasileiros que vão para os EUA.
 
PROXIMIDADE
 
O México está localizado a horas de voo de Miami ou aproximadamente 30 horas de carro. A família estaria a quatro meses sem se reunir em decorrência do COVID-19.
 
À FRANCESA
 
Chaves saiu do Brasil sem avisar a população e nem os vereadores, a quem deve justificar suas ações por ser o chefe do executivo municipal. 
 
COMUNICAÇÃO
 
Como o trabalho da comunicação na prefeitura parece ser muito restrito, já que informação é o que menos se consegue no local criado para informar, muita gente não entendeu a viagem repentina de Chaves.
 
PELO MUNDO
 
As viagens já se tornaram corriqueiras na gestão Chaves, que em apenas seis meses de mandato tirou 40 dias de férias fora do Brasil. Em seus quase quatro anos de governo, o prefeito viajou para Disney, Paris, Dubai, Hong Kong, Macau, Mediterrâneo, e Coreia do Sul, onde realizou viagem oficial com fins culturais e educacionais.
 
ELEIÇÃO NA UNIR – Uma mulher e 4 homens disputam o cargo de reitor na eleição desta quinta-feira, 6, na única universidade federal no Estado
 
ELEIÇÃO
 
Cinco professores disputam o cargo de Reitor da Unir nesta quinta-feira. O eleito vai substituir o professor Ari Teixeira Ott. Os candidatos são Marcele Regina Pereira, Cláudio Luiz do Amaral Santini, José Ferrari, Delson Fernando e Marcelo Vergotti.
 
MAIS INFECTADOS
 
Pelo menos 37 trabalhadores do ramo financeiro em Rondônia foram contaminados pelo novo coronavírus nos últimos 17 dias. É o que mostra o mais recente levantamento do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), concluído na terça-feira.
 
PASSOU DE 100
 
Atualmente já são 139 trabalhadores, entre bancários, cooperativários e terceirizados, que testaram positivo para covid-19 em todo o Estado desde o início da pandemia.
 
ENTRARAM AS COOPERATIVAS
 
O novo levantamento conta com números de trabalhadores infectados no sistema de cooperativas de crédito ( Credisis ), que não vinham sendo fornecidos até então. No entanto, o Sindicato ainda não possui os números da Crediari (Credisis) e do sistema Sicoob Fronteiras, mas continua cobrando as informações destas cooperativas.
 
AVALIAÇÃO
 
O sindicato dos bancários argumenta que os números podem não retratar com exatidão o quadro real de contaminação no ramo financeiro rondoniense, por
conta da subnotificação ou pela postura das instituições financeiras que não estariam informando os casos à entidade representativa dos bancários e
cooperativários no Estado.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS