ESPAÇO ABERTO: Funcionários do Bradesco se apavoram com medida que pode disseminar Covid

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Funcionários do Bradesco se apavoram com medida que pode disseminar Covid

Foto: Divulgação

DE NOVO
 
Um ano atrás eu divulguei na coluna sobre a situação insuportável vivida pelos funcionários da agência do Bradesco, nas proximidades da rodoviária. Na época, a central de ar estragou e quem não quisesse passar calor que trouxesse ventilador de casa.
 
BOCA NO TROMBONE
 
Clientes que precisavam usar caixas eletrônicos e outros na serviços da agência passavam o maior sufoco enquanto permaneciam no local. Pessoas de idade
eram quem mais sofriam com o calorão.
 
PÚBLICO
 
Após a divulgação do problema, que durou mais de uma semana, os responsáveis pela agência tomaram uma atitude e resolveram a situação. A desculpa do
momento foi de que estavam orçando o serviço, como se banco precisasse ficar choramingando desconto.  
 
SUFOCO
 
Pois é. Foi feito um serviço meia boca nos aparelhos pré-históricos que a agência possui e agora o problema voltou. Já são quinze dias que o ar não funciona e a gerência providenciou uma solução bizarra.
 
 
AR E ÁGUA
 
Foram improvisados três climatizadores industriais de ar nas dependências do banco. Os funcionários dizem que é colocado gelo dentro dos equipamentos que acabam soprando vento e água no local.
 
 
CORONAVÍRUS
 
O maior receios dos bancários é de que com essa medida venha existir a possibilidade de que as máquinas, ao produzirem vento, possam espalhar o vírus do Covid-19 pelo ambiente.
 
RISCO
 
Dois infectologistas consultados pela coluna afirmaram que a atitude do banco é temerosa. O vento produzido pelos climatizadores pode levar o coronavírus
para uma distância além dos dois metros estipulados no distanciamento social.
 
RISCO 2
 
Além disso, o climatizador não tem entrada externa de ar e faz recircular o ar internamente. Esse é o grande perigo, alertam os infectologistas.
 
SEM GARANTIAS
 
No caso das centrais de ar, elas possuem filtros e mesmo assim são questionáveis. Não há nenhum estudo técnico ou científico que atestem 100% de confiança no funcionamento dos equipamentos em lugares fechados. 
 
GRAVÍSSIMO
 
Os especialistas dizem que o umidificador pode aumentar a  área de expansão  do vírus e não recomendam o uso do equipamento. O uso dos equipamentos tornaria todas as pessoas que diariamente estão na agência, e não são poucas, vulneráveis a esse vírus maldito. 
 
OUTRO LADO
 
A gerencia do Bradesco localizado na avenida Carlos Gomes com Jorge Teixeira, região central de Porto Velho, não respondeu as mensagens  da coluna.
 
AMIGO DA ONÇA
 
A expressão significa falso amigo. Foi popularizada pelo cartunista pernambucano Péricles Albuquerque Maranhão, o Péricles (1924-1961), que trabalhou na revista O Cruzeiro, muito popular no Brasil na década de 50. 
 
AMIGO DA ONÇA 2
 
Me parece que a amizade de longa data, tão exaltada pelo governador Marcos Rocha em relação ao presidente Jair Bolsonaro, não é lá muito essas coisas. Os fatos demonstram isso.
 
NENHUM CENTAVO
 
Em Rondônia, segundo a secretaria Estadual de Saúde (Sesau), há mais de três meses que o governo Bolsonaro não está custeando nenhum leito para pacientes com Covid-19. Atualmente os leitos são bancados pelo governo Estadual e as prefeituras.
 
POUCO CASO
 
Sobre recursos, Rondônia foi o quarto estado que menos recebeu dinheiro do Governo Federal no ano de 2020. Segundo o próprio presidente Jair Bolsonaro
(sem partido), o repasse ao Estado foi de mais de R$ 8 bilhões. 
 
PRESTÍGIO
 
Só para se ter uma ideia, o estado do Piauí que tem um governador petista, Wellington Dias, recebeu mais do que o dobro que Rondônia, dos recursos destinados pelo Governo Federal em 2020. Os piauienses receberam 19 bilhões sendo que sua população não chega ao dobro de pessoas que nosso estado.
 
BEM PERTO
 
Se a questão é a região Norte, então vamos falar sobre Tocantins. População atual de 1.590.000 mil habitantes segundo o IBGE. 200 mil pessoas a menos que Rondônia. Tocantins recebeu 10,5 bi em recursos federais no ano passado. 2 bilhões a mais que nosso estado.
 
DISCORDA
 
O governador de Tocantins é o paranaense Mauro Carlesse. Ele também não morre de amores por Bolsonaro e já criticou publicamente a maneira como JB trata o isolamento social e as medidas preventivas contra o coronavírus. 
 
NÃO É VERDADE 
 
Falando em governadores, ontem 6 deles assinaram uma carta acusando o Governo Federal de distorção sobre os dados repassados. O Governador de Rondônia, Marcos Rocha (sem partido), não assinou a carta.
 
DISTORÇÃO
 
Segundo os governadores, os números estão incorretos porque englobam repasses obrigatórios pela Constituição Federal, aos quais, todos os estados têm direito de receber, tirando a visão de ação extraordinária do governo de Bolsonaro.
 
GOLPE SAGA VEÍCULOS
 
O diretor da Saga Veículos de Porto Velho, Heitor Moreira Alves, informou que a empresa já adotou todas as medidas judiciais cabíveis para tentar identificar estelionatários que estão se passando por vendedores da empresa e aplicando golpes.
 
ADIANTAMENTO
 
Os bandidos estariam usando crachá falsificados e oferecendo veículos da Saga pela internet. Após conseguir a confiança dos possíveis compradores, os golpistas pedem o depósito de um sinal.
 
ROUBO
 
Heitor alerta que isso é golpe. A Saga não faz vendas pela internet e jamais solicita pagamento adiantado em suas negociações.
 
ROUBO 2
 
Heitor esclarece que até pode acontecer de um eventual comprador se interessar por algum veículo em oferta no site da empresa. Quando isso ocorre, o cliente é convidado a comparecer na loja onde está o veículo à venda. Somente depois disso é que inicia o trâmite financeiro.
 
DEPÓSITO
 
O diretor esclarece ainda que, em alguns casos, os clientes depositam um sinal em conta devidamente identificada em nome da Saga Veículos. O valor seria uma espécie de garantia de compra para o cliente interessado em determinado veículo.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS