ESPAÇO ABERTO: Desrespeito e descaso no maior cemitério de Rondônia revolta população

ESPAÇO ABERTO: Desrespeito e descaso no maior cemitério de Rondônia revolta população

Foto: Divulgação

 

ROTINA

 
O cemitério de Santo Antônio está literalmente morto. É incrível como entra governo, sai governo, troca gestor e ninguém dá a mínima atenção para o cuidado que o local merece.
 
DE LONGE
 
O cemitério está localizado no bairro Triângulo, às margens do rio Madeira, e quem desce a via no sentido bairro já repara de longe o abandono.
 
ESCONDIDAS
 
O mato esconde dezenas de sepulturas e algumas pessoas com mais idade e pouca lucidez que vão até o local não conseguem encontrar túmulos  de familiares.
 
REVOLTA
 
Familiares de uma pessoa sepultada no Santo Antônio enviaram um vídeo para o Rondoniaovivo, mostrando o descaso e cobrando uma atitude por parte das autoridades.
 
 
TRISTEZA
 
O comerciante Nadson Rodrigues, que perdeu a mãe este ano e costuma ir com frequência ao cemitério, diz que se não fosse a limpeza que ele e outros familiares realizam, a sepultura onde está sua mãe já teria “sumido”.
 
ANTIGUIDADE
 
Além da falta de respeito, o que chama atenção também é que o Cemitério Santo Antônio é um dos mais antigos e o maior no Estado de Rondônia.
 
100 MIL
 
O cemitério possui mais de 100 mil sepulturas dentro de uma área de 250 mil metros quadrados. Somente isso já seria motivo de haver um cuidado especial com o local.
 
POUCO CASO
 
Já fiz inúmeras reportagens no local desde a época de Mauro Nazif prefeito, até Hildon Chaves. Não dá pra entender o que passa na cabeça dos dito cujo que são delegados para cuidar do cemitério.
 
 
PREGUIÇA  
 
O título acima não define exatamente o comportamento de quem está à frente da gestão do cemitério, já que o cuidado com o local é uma coisa tão óbvia. No entanto, preferi esse adjetivo para ver se alguém acorda.
 
OUTRO LADO
 
O administrador do cemitério, Gilbson Pereira, informou que a manutenção está em dia. O problema que está acontecendo seria porque recentemente ladrões teriam roubado bombas motorizadas, motosserras e roçadeiras. Gilbson disse ainda que a prefeitura está sem recursos no momento para repor os equipamentos.
 
OUTRO LADO 2
 
Duas coisas: primeiro que o ilustre administrador do cemitério deve dar expediente em um local completamente distante do Santo Antônio para dizer que a manutenção está em dia.
 
OUTRO LADO 3
 
Segundo: duvido o prefeito Hildon Chaves estar sabendo disso. Que os defuntos devem aguardar um melhor momento de recursos no caixa para que a manutenção ocorra.  
 
OUTRO LADO 4
 
Seguindo na mesma linha “acredite quem quiser”, o secretário Wellem Prestes, da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), informou que providências já foram tomadas e agora aguarda a chegada dos materiais e venenos, para as equipes darem continuidade nos trabalhos.
 
OUTRO LADO 5
 
Bom, quem leu as duas manifestações dos gestores deve ter chegado a mesma conclusão que eu. Eles não se comunicam. Talvez até nem se conheçam. 
 
 
VENCEDORES
 
Fechamos o ano de 2021 como heróis. Sim, essa é a melhor definição. Suportamos, mais uma vez, um ano de pandemia. Parentes, amigos, conhecidos e milhares de desconhecidos, infelizmente, não suportaram esse vírus maldito. Ficaram a saudade e os bons momentos.
 
ESPERANÇA
 
Em 2022, o que todos queremos, sem exceção, é abraçar, beijar, cuidar, dar carinho para as pessoas que amamos. Fazer isso sem nenhum receio de que ainda é possível se contaminar. 
 
 
VACINA
 
Para isso é preciso ter consciência de que nesse momento não há outro caminho que não seja a imunização. É preciso vacinar, incentivar pessoas da família, amigos e vizinhos que isso é a única opção que temos. 
 
VACINA 2
 
Esqueça qualquertipo de paixão que não seja em defesa da vida. Façamos o que pedem as pessoas qualificadas na saúde, gente que estuda, pesquisa e trata única e exclusivamente de descobertas científicas que podem ajudar o ser humano.
 
 
IMUNE
 
Sim. Existem casos, ínfimos, de pessoas que não se vacinaram, tiveram contato com gente contaminada com Covid e não se infectaram. Mas isso é um número insignificante num universo de bilhões de pessoas.
 
AMOR À VIDA
 
O mesmo zelo que temos com quem amamos devemos ter com o próximo. E isso não tem nada a ver com discurso religioso ou politicamente correto. É tudo uma questão de vida ou morte.
 
FELICIDADE
 
Desejo um 2022 com muita saúde a todos os leitores. Que o próximo ano seja realmente para comemorar a vida e o fim desse vírus maldito que tanta tristeza causou em milhares de lares. Como o cenário político é de férias, a coluna também aproveita esse início de ano para um descanso. Em breve estaremos juntos para mais um ano com a graça de Deus. Feliz Ano Novo!!
 
Direito ao esquecimento

O Rondoniaovivo quer saber: quando você vai assistir televisão, qual sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS