ESPAÇO ABERTO: Polícia Cívil de Rondônia consegue devolução de PIX feito em conta errada

ESPAÇO ABERTO: Polícia Cívil de Rondônia consegue devolução de PIX feito em conta errada

Foto: Divulgação

DEVOLUÇÃO
 
Policiais civis das delegacias de São Miguel do Guaporé e Buritis agiram rápido e conseguiram que uma mulher recebesse de volta valor referente à PIX, enviado de maneira errada para uma conta.
 
COMUNICADO
 
Após enviar  7 mil por engano, a mulher procurou quem recebeu o valor para comunicar o erro e pedir a devolução. O beneficiário teria se recusado a devolver o dinheiro, diante disso a mulher procurou a polícia.
 
DEPOIMENTO
 
A pessoa que recebeu o valor foi intimada a comparecer na delegacia. Após depoimento e "uma boa conversa" com os policiais, o homem concordou em devolver o dinheiro.
 
LEI
 
O Código Penal no artigo 169 diz que é crime a conduta de se apropriar de algo recebido por erro e se recusar  a devolver. A polícia informou que tem sido comum erros como esse registrado em Buritis, além de estelionatos praticados por meio de Pix.
 
BATE BOCA
 
Foram quentes os ânimos na Câmara de Vereadores de Porto Velho durante votação do novo piso dos servidores municipais. A Polícia Militar teve que ser chamada para conter manifestantes mais exaltados.
 
 
DECISÃO
 
Os vereadores votaram aumento salarial de 10,06% para todos os servidores, desconsiderando tabela que beneficia efetivos com bastante tempo de casa.
 
DECISÃO 2
 
Além disso, da maneira como o reajuste foi aprovado servidores comissionados acabaram tendo reajustes superiores à 20%. Outra generosidade dos vereadores, foi a aprovação para que a prefeitura contrate 198 novos comissionados. 
 
 
DIFERENÇA
 
A questão do reajuste salarial seguindo tabela proporcional ao tempo de serviço, já tinha sido aprovada na Câmara, por unanimidade, em 18 de abril.
 
TETO
 
No entanto, a prefeitura teria revisto o reajuste e chegado a conclusão de que cerca de 600 servidores iriam receber um aumento de 54%. Isso afetaria o teto legal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
CORREÇÃO
 
Diante disso, a prefeitura  pediu revisão do que havia sido acordado em abril. O município aponta que trechos do projeto tiveram que ser readequados junto aos vereadores. O objetivo foi propôr revisão do valor de uma classe específica de servidores, a fim de padronizar a complementação de todo o quadro geral.
 
JUSTIFICATIVA
 
A prefeitura informou que houve um erro de digitação. Essa foi a alegação para Câmara de Vereadores ao revogar a Lei Complementar 896/2022, que concedia aumento na tabela salarial do grupo geral dos servidores municipais efetivos.
 
FERVENDO
 
Em clima nada amistoso por parte de servidores que lotaram o plenário da câmara, o cancelamento da tabela salarial foi aprovado por 20 votos favoráveis e uma ausência.
 
ASSEMBLEIA
 
Após a votação, ficou definido que haverá uma grande mobilização por parte dos servidores públicos municipais efetivos com abaixo-assinados e assembleia geral na sede do Sindeprof, na próxima segunda-feira (09), às 15 horas.
 
 
ALÍVIO
 
Deputado estadual Jair Montes foi para as redes sociais comemorar e comentar o trânsito e julgado do processo que respondia referente à operação Apocalipse, desencadeada pela Polícia Civil em julho de 2013.
 
 
ALÍVIO 2
 
Jair  foi inocentado das acusações  que investigavam um esquema de estelionato e tráfico de drogas. Além de Montes, também foram presos, na época,  políticos, empresários e servidores públicos. 
 
INOCENTE
 
Outro que conseguiu comprovar idoneidade e foi absolvido de todas as acusações, foi o professor e jornalista Herbert Lins, também preso na Apocalipse. 
 
OPINIÃO
 
Nessa história da Apocalipse, é importante destacar que, aparentemente, se misturou política com eventuais delitos que realmente possam ter sido praticado por algum dos envolvidos. Afinal, foram mais de 30 indiciados.
 
OPINIÃO 2
 
Quem comprovou inocência como Jair Montes, Herbert Lins, entre outros, tem que realmente comemorar. No caso de Jair, é extremamente necessário publicitar isso, uma vez que ele está na condição de deputado e exerce forte liderança como político.  
 
CANDIDATURA
 
Um político experiente comentou comigo nesta terça-feira, que todas as fichas dos postulantes ao Governo de Rondônia estão sendo depositadas em nomes para candidatura ao Senado Federal.
 
DISPUTA
 
A um consenso de que ter um bom candidato ao senado, realmente pode fazer a diferença. Um nome de prestígio e confiabilidade poderá trazer votos de redutos que não são atingidos pelo candidato ao governo.
 
DENOREX
 
Outra coisa pontuada pelo político que conversou comigo, é de que diferente do que muita gente imagina, tem gente sem mandato com muito mais força política do que pessoas que são detendoras de cargo político.
 
PARADOXAL
 
Por mais absurdo que isso possa parecer, realmente essa é uma realidade no momento em que vivemos. Diferente de outros tempos onde amizade, parentesco e conta recheada definiam uma eleição, no pleito de outubro não deverá ser nada fácil manter "boi na sombra" sem uma boa composição partidária.
 
EVENTO
 
Começou ontem na Assembleia Legislativa e vai até amanhã, mais uma edição do Fórum dos Legisladores Municipais de Rondônia. Essa é a terceira edição de um dos maiores eventos políticos do estado.
 
 
PARTICIPANTES
 
Estão participando  prefeitos, vereadores, lideranças municipais e representantes de toda a sociedade. Segundo o presidente da ALE, deputado Alex Redano, serão debatidos temas importantes  como responsabilidades fiscal e administrativa.
 
 
NOVOS
 
O evento é organizado pela Escola do Legislativo  e segundo o diretor Fábio Ribeiro,  67% dos vereadores de Rondônia são de  primeiro mandato. Dessa forma a Assembleia entende a importância de  apoiar e ajudar os vereadores.
 
PRESTÍGIO
 
Importante destacar dois pontos nesse evento na Assembleia Legislativa. A presença Maciça de parlamentares de todo o estado, que lotaram o plenário da casa, e as palestras de especialistas em assuntos públicos como o ministro do Tribunal de Contas da União Benjamin Zymler, e o renomado professor Jorge Ulisses Jacoby.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS