ESPAÇO ABERTO: PSB confirma candidatura e SOLIDARIEDADE tenta fechar com PDT e MDB

ESPAÇO ABERTO: PSB confirma candidatura e SOLIDARIEDADE tenta fechar com PDT e MDB

Foto: Divulgação

ESTRUTURAÇÃO
 
Como na política não existe absolutamente nada ganho antes da contagem de votos, temos vários exemplos por aí afora de “já ganhou” que deram com os burros na água,  alguns partidos ainda se organizam para tentar formar majoritária para as eleições de outubro.
 
COMPOSIÇÃO
 
Nesse jogo de possibilidades, o e ex-governador Daniel Pereira ( Solidariedade) que já anunciou publicamente que é candidato ao governo, tenta formar um grupo sólido com possibilidades reais. Ao que parece, as alianças são bem plausíveis.
 
TRIO 
 
Daniel estaria conversando para ter como vice em sua chapa ao governo,o  ex-conselheiro do Tribunal de Contas Benedito Alves, recém aposentado e filiado ao PDT. Para o Senado, as conversas estariam bem adiantadas  com o ex-senador Amir Lando ( MDB). 
 
 
RACHA
 
Como em Rondônia existem dois MDBs, um já fechado com Marcos Rocha e o outro ainda em aberto, não é uma possibilidade descartada o ingresso de Amir Lando em uma chapa com Daniel Pereira.
 
RACHA 2
 
Em Rondônia o MDB, presidido pelo deputado federal Lúcio Mosquini, já anunciou apoio ao governador Marcos Rocha. O vice-presidente da sigla no estado, senador Confúcio Moura, não quer saber de papo com o atual governo e segue por um caminho diferente. É nesse contexto que haveria a possibilidade de Amir Lando se juntar ao grupo de Daniel Pereira e Benedito Alves.
 
NOVOS POLÍTICOS
 
Já tem candidato surgindo na política fazendo acordos e promessas e honrando a péssima reputação que norteia a categoria. Já devem chegar queimados nas urnas. Em breve os nomes começarão a pipocar.
 
 
MOMENTO 
 
A Rondônia Rural Show que começa na próxima segunda feira terá todas as atenções voltadas para seus negócios. Governo e Assembleia Legislativa estarão despachando por lá. Momento único para quem está na política se fazer notar.
 
AÇÕES
 
Cada rodada de negócios poderá ser contextualizada de maneira pontual envolvendo trabalho político. Como não assessoro político nenhum, vou aguardar para ver quem fará melhor uso do evento.
 
 
OFICIAL
 
Propaganda partidária do Partido Socialista Brasileiro ( PSB) já está veiculando com nome do advogado Vinicius Miguel como candidato confirmado ao Governo de Rondônia. Também do PSB, o deputado Mauro Nazif deverá ser a opção da legenda para o Senado Federal.
 
 
MAIS GENTE TRABALHANDO
 
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostrou que, entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período de 2021, o número de desocupados em Rondônia diminuiu 35,2%, passando de 96 mil pessoas para 62 mil.
 
EMPREGADOS
 
No sentido contrário, o número de ocupados aumentou 11,3%, subindo de 845 mil trabalhadores para 896 mil. Em comparação ao 4º trimestre de 2021, tanto o número de ocupados quanto o de desocupados manteve-se estável.
 
RONDÔNIA É DESTAQUE
 
A pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstra ainda que o estado permanece entre as unidades federativas com menor taxa de desocupação. Com um índice de 6,9%, Rondônia está na quinta posição, atrás de Santa Catarina (4,5%), Mato Grosso (5,3%), Mato Grosso do Sul (6,5%) e Paraná (6,8%).
 
SETORES
 
A pesquisa também salienta que três segmentos de atividade do trabalho principal representam 58,4% das pessoas ocupadas em Rondônia: o comércio, com 169 mil ocupados, representou 20,3%; o setor agropecuário, com 167 mil trabalhadores, correspondeu a 20%; e a administração pública, com 151 mil ocupados, equivaleu a 18,1%.
 
POR CONTA
 
Outro ponto analisado pela PNAD Contínua é sobre a informalidade, que em Rondônia manteve-se estável, em 48,2%. Informais são os empregados sem registro em carteira, empregadores e trabalhadores conta própria sem CNPJ.
 
OPORTUNIDADE
 
Falando em trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Rondônia abriu  inscrições do preenchimento de 1.680 vagas em cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica (1.225 vagas) e Aprendizagem Industrial Técnica (455 vagas), para jovens aprendizes, que compreende um público com idade entre 14 a 23 anos e 11 meses.
 
PONTUAIS
 
Para os cursos de Aprendizagem Industrial Básica, estão abertas vagas nas unidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Já para os cursos de Aprendizagem Industrial Técnica, serão ministrados nas unidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal.
 
 
SELECIONADOS
 
De acordo com os editais, as vagas serão preenchidas preferencialmente por candidatos selecionados pelas indústrias contribuintes e que tenham decidido participar destes processos seletivos. 
 
QUALIFICAÇÃO
 
Além das vagas para as indústrias, o SENAI disponibiliza cursos para a comunidade. Neste caso, o período de realização das inscrições vai de 30 de maio a 21 de junho, através do Portal do SENAI. É importante observar que os candidatos só poderão optar pela inscrição de apenas um dos cursos. Mais informações nos links: 
 
Edital de Curso de Aprendizagem Industrial Básica 
 
Edital de Curso de Aprendizagem Industrial Técnica
 
PERIGO
 
Levantamento realizado pela Energisa aponta que a religação clandestina de energia é hoje uma das principais fraudes identificadas em Rondônia. Além disso, segundo o anuário estatístico de acidentes de origem elétrica da Abracopel, em 2021, em Rondônia, nove incêndios foram causados por sobrecarga. 
 
INADEQUADO
 
Técnicos da Energisa apontam que as religações são feitas por pessoas sem conhecimento técnico, utilizando materiais inferiores, que colocam em risco a vida dos moradores. Isso aumenta os riscos de choque elétrico e até incêndios. Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Guajará-Mirim são os locais com maior número de irregularidades. 
 
REGULARIZAÇÃO
 
A Energisa esclarece que oferece condições especiais para negociação dos débitos, possibilitando aos clientes regularizar as pendências e ter a energia religada de forma correta e segura. Informações na  Agência Digital pelo site www.energisa.com.br, WhatsApp Gisa e aplicativo Energisa On. Serviço funciona 24 horas.
 
MIL  MARAVILHAS
 
Cem gramas de batata frita por 18 reais na praça de alimentação do Porto Velho Shopping. Realmente está tudo perfeito com a economia de nosso país. E viva Paulo Guedes!!
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS