ESPAÇO ABERTO: Falta de política faz turismo sobreviver em Rondônia com ações pontuais

ESPAÇO ABERTO: Falta de política faz turismo sobreviver em Rondônia com ações pontuais

Foto: Rodrigo Moraes

DESTAQUE
 
No fim de semana o Rondoniaovivo divulgou duas reportagens sobre turismo em nosso Estado. Dois cenários distintos, exuberantes, que atraem pessoas de várias regiões.
 
NOVA MAMORÉ
 
Na cidade conhecida como berço do rio Madeira, os visitantes tem atração para todos os gostos. É possível conferir de perto as estruturas gigantescas da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
 
IMPONÊNCIA
 
As pontes por onde passava o trem no início dos anos de 1900 permanecem com suas toneladas de barras de ferro mantendo as estruturas firmes, embora tomadas pelas entranhas da Selva Amazônica.
 
 
GLAMOUR
 
O trem em Nova Mamoré além de ser responsável por carregar a economia da região, incluindo produtos que chegavam da Bolívia, era meio de transporte de passageiros e sua trajetória até Porto Velho proporcionava emoção e prazer aos olhos.
 
SAUDOSISMO
 
Moradores antigos da cidade lembram com saudade das viagens com o trem e das histórias que existiam. O professor e escritor Simom Oliveira dos Santos escreveu o livro Trem das Almas, onde revela uma coletânea de causos gostosos ocorridos na época.
 
PAISAGEM
 
No distrito de Jacinópolis, distante 100 km de Nova Mamoré, a natureza é quem chama atenção. Cachoeiras escondidas sobre a vegetação e a famosa Pedra Preta são os pontos mais procurados pelos visitantes.
 
PRECARIEDADE
 
Embora as opções de lazer sejam excelentes, a prefeitura sozinha não dispõe de recursos para alavancar o turismo e atrair mais visitantes. O prefeito Marcélio Brasileiro diz que faz o que o caixa permite para incentivar o turismo, e lamenta o Estado não dar a atenção que a região merece.
 
MAIS PERTO DA CAPITAL  
 
Em outra reportagem, foi mostrado que Jaci Paraná vem se consolidando como um atrativo de grande potencial turístico, por conta de toda a estrutura oferecida de pesca, ecoturismo e lazer.
 
 
FOMENTO
 
O turismo na região já representa um bom faturamento do setor, principalmente nos finais de semanas, feriados e férias. Isso garantiu à região um destaque na pesca esportiva.
 
EFMM
 
Assim como Nova Mamoré, Jaci Paraná é destaque com o turismo histórico. O local é cenário para fotos exuberantes com as pontes férreas da antiga Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a visão encantadora do pôr do sol no Rio Madeira através do Flutuante Karipuna e do Rancho Rio Jaci.
 
PRIVADO
 
Em ambos os locais, empresários e comerciantes se queixam da falta de incentivos para o turismo. Afirmam que poderiam gerar muito mais emprego e renda se o Governo, pelo menos, dissesse para o Mundo que Rondônia também é um excelente lugar para ser visitado. Concordo 200%. 
 
DISTRITOS
 
O Ministério Público de Rondônia levou o Projeto ‘MP Presente: Mulher Protegida’ à região de Ponta do Abunã. A iniciativa busca orientar comunidades de distritos sobre formas de enfrentamento à violência, contatos de redes de apoio e acolhimento às vítimas, num trabalho de aproximação para preparar e empoderar o público para o combate ao problema.
 
TRÊS DIAS
 
As atividades contemplaram os distritos de Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia. A coordenação foi do Promotor de Justiça de Combate à Violência Doméstica, Héverton Alves de Aguiar.
 
 
 
 
 
TRABALHO
 
O Promotor ministrou palestras a grupos estratégicos das localidades, prestou atendimentos a moradores e se reuniu com autoridades para discutir ações conjuntas para o combate à violência doméstica e familiar.
 
SEM ESTRUTURA
 
O projeto MP Presente: Mulher Protegida; tem como foco o atendimento descentralizado às vítimas de violência doméstica nos distritos que não possuem Promotorias de Justiça fisicamente instaladas. 
 
MAIS DE 155 MILHÕES
 
O  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que há 156,4 milhões de eleitores aptos a participar das eleições deste ano. 
 
MAIS DE 20%
 
O TSE  também aponta que 36,2 milhões de pessoas podem deixar de votar no próximo dia 2 de outubro, caso abstenção observada em 2020 se repita.
 
COMPARAÇÃO
 
O número é tão expressivo que supera os 31,3 milhões de votos recebidos por Fernando Haddad, ou quase o triplo dos eleitores que votaram em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno das últimas eleições presidenciais.
 
 
COMPARAÇÃO 2 
 
A abstenção de 2018 somou 29,9 milhões de votos no primeiro turno, mais que a soma de todos os 11 candidatos que não foram ao 2º turno.
 
DESINTERESSE
 
O voto é obrigatório no Brasil, mas a trajetória de abstenção segue em alta. Foi do recorde de 20,33% em 2018 ao recorde de 23,14% em 2020.
 
SIMBÓLICA
 
A multa para quem não votar nem justificar ausência vai de 3% a 10% da Unidade Fiscal de Referência (UFIR). De R$1,05 a R$3,51, em 2020.
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS