Atleta aprovado em seletiva é cortado do Campeonato Brasileiro pela Federação de Judô de Rondônia
O atleta Osires Augusto Andrade Lopes, categoria pré-juvenil (13/14 anos, menor de 58 kg), não foi convocado no último dia 1º pela Federação de Judô de Rondônia (Fejur), para integrar a seleção do estado que participará do Campeonato Brasileiro Geral da categoria. O campeonato acontece na cidade de Salvador(BA), no período de 1º a 3 de agosto.
Apesar de várias tentativas de seus representantes legais junto a Fejur, inclusive enviando correspondência, a Federação de Judô de Rondônia não respondeu às indagações dos pais nem confirmou se o mesmo estava ou não convocado, muito menos a causa da não convocação.
A surpresa dos pais quanto a exclusão do atleta foi em função do jovem ter participado das seletivas estadual, tanto estadual como regional e sagrar-se campeão e vice-campeão, respectivamente nas disputas. Com esta classificação, teoricamente assegurava sua participação automática no Campeonato Brasileiro de todas as regiões que será em Salvador.
A presidente da Fejur, Seloi Totti, afirmou que Osires Lopes não foi convocado porque o atleta não aparecia na academia para treinar e receber o acompanhamento oficial, segundo informaram os treinadores da academia filiada à Federação em Porto Velho à presidente.
“Regra geral, com esta idade é necessário que os atletas tenham um acompanhamento intenso e a Federação não pode convocar um atleta que não participa dos eventos oficiais da entidade, tampouco aparece para treinar na academia filiada”, explicou Seloi.
A presidente explica também que tomou ciência, através da imprensa, que Osires havia participado de outro campeonato pela Liga de Judô e que portanto, havia entendido que o jovem não estava mais filiado à Fejur. “Precisamos conhecer bem os atletas que nos representam, pois temos contas a prestar com os nossos patrocinadores quanto ao desempenho deles, então não posso pegar um atleta, que segundo treinadores, não aparece para treinar e compete em campeonatos de outras entidades”.
Segundo os familiares de Osires, o mesmo vinha treinando há vários meses para o certame nacional, com seu treinador, tanto que comunicaram por escrito à Fejur que o jovem estava treinando.
A família lamenta e diz que o atleta ficou frustrado com a decisão da Fejur, pois pelo desempenho nas seletivas, o jovem mostrou que teria muitas chances de subir ao pódio no campeonato nacional, uma vez que conseguiu garantir a vaga para o Judô de Rondônia dentro do tatame, lutando. “Seria justo ser o representante de Rondônia no Brasileirão”, afirmam os responsáveis pelo atleta.
O atleta e seus pais, esperam que a Fejur reveja sua posição para convocá-lo, pois, a inscrição definitiva até onde sabem, será no próximo dia 15 e entendem que não há outro atleta dentro de Rondônia, em sua categoria, que possa representar o Estado com possibilidades reais de medalha.
A presidente da Fejur no entanto, garante que a lista de inscritos já é oficial, pois tinha até o dia 1º de julho para inscrever os atletas.
Em seu currículo o adolescente possui os seguintes campeonatos: Campeão JOER/2007, 4º Colocado nas Olimpíadas Escolares Nacionais de 2007, Vice-campeão Brasileiro da Região V da Confederação Brasileira de Judô e Campeão Brasileiro Região II, da Liga Nacional de Judô, Campeão da I Copa Open Dom Bosco, Campeão da Copa SESC, entre outros.