FUTEBOL: Quem tem mais títulos, Flamengo ou Palmeiras?

FUTEBOL: Quem tem mais títulos, Flamengo ou Palmeiras?

Foto: Divulgação

Flamengo e Palmeiras são indiscutivelmente os dois principais times do futebol brasileiro dos últimos anos. As equipes vêm dividindo e revezando títulos importantes e extremamente relevantes entre si de 2018 para cá, se mantendo em alto nível por um bom tempo. Mas, afinal de contas, quem é que tem mais títulos acumulados ao longo da história: o Verdão ou o Rubro-Negro?
 
O fato é que tanto o Palmeiras quanto o Flamengo conquistaram diversos títulos de expressão nos últimos anos. Copa do Brasil, Libertadores, Brasileirão e outras das principais competições nacionais e internacionais foram vencidas pelas duas equipes. Mas, obviamente, o histórico é um pouco diferente.
 
Até dez anos atrás, por exemplo, o Flamengo estava passando por uma fase. O Palmeiras também não faz muito tempo que colocou o seu time nos trilhos e atingiu um futebol de alto nível. Sendo assim, a dúvida de qual desses dois clubes gigantes é o mais vencedor permanece na cabeça de muitos torcedores.
 
Dito isso, confira de uma vez por todos quem tem mais títulos, Flamengo ou Palmeiras:
 
Quantos títulos tem o Flamengo?
 
A contagem de títulos conquistados pelo Flamengo ao longo da história é um pouco polêmica, ao menos em termos de comparação com os demais clubes. Isso porque a equipe carioca tem em sua lista de conquistas competições pouquíssimo conhecidas e, também, leva em consideração a Taça Guanabara - que faz parte do Campeonato Carioca mas não representa a conquista do Cariocão em si.
 
De toda maneira, o Flamengo referencia em seu site oficial um total de 153 títulos conquistados ao longo da história. No entanto, não se tratam apenas daqueles que já estamos acostumados a ver em disputa, como estadual, nacional, continental, internacional e por aí vai. O Mengão cita uma série de outras conquistas pouco lembradas por torcedores e amantes do futebol de uma maneira geral.
 
Títulos como o Torneio Quadrangular de Varginha e o Torneio Air Gabon, por exemplo, constam na sua lista de títulos. De fato, foram troféus que estavam em disputa e que foram vencidos pelo Flamengo em diferentes décadas no século passado, mas que normalmente não são levados em consideração pelos torcedores - justamente por terem pouca ou quase nenhuma expressividade.
 
Levando em consideração os principais torneios, no entanto, como estaduais, interestaduais, nacionais, continentais e internacionais, o Flamengo possui um total de 60 títulos. O número é bastante reduzido, mas carrega consigo algumas das principais competições acessíveis a times do futebol brasileiro.
 
Quantos títulos tem o Palmeiras?
 
O Palmeiras, curiosamente, acaba entrando quase que na mesma linha do Flamengo em termos de títulos oficiais e títulos de expressão. Isso porque, assim como o Rubro-Negro, o Verdõa também levantou mais de 150 troféus ao longo da sua carreira, entre os mais diversos e variados níveis e graus de dificuldade possíveis.
 
Acontece que nem todos costumam ser levados em consideração pelos torcedores e até mesmo apaixonados por futebol na hora de contabilizar as conquistas. Afinal de contas, quem lembra da Taça Beirute, não é mesmo? Para se ter uma ideia, houve um ano em que o Palmeiras disputou mais de dez competições, sendo que conquistou umas tantas.
 
De toda maneira, se formos levar em consideração apenas aquelas competições que são realmente expressivas, assim como fizemos com o Flamengo, chegamos simplesmente à mesma resposta: o Palmeiras tem 60 títulos conquistados ao longo da história. Pode parecer inacreditável, mas é verdade.
 
Tal qual o Flamengo, o Palmeiras também possui 60 troféus de expressão levantados ao longo de seus mais de 100 anos de histórias. A comparação chega a ser quase que poética, sobretudo se formos levar em consideração que são os dois clubes que nos últimos anos vem mandando e desmandando no esporte no país.
 
Título que o Flamengo tem que o Palmeiras não tem?
 
Existe uma frase que pouquíssimas pessoas não saberão completar, que é: o que o Palmeiras não tem? Pois bem, em mais de 100 anos de história, o único título verdadeiramente expressivo que o Verdão ainda não levou para a sua casa é o do Mundial de Clubes - que teve diversos nomes no passar das décadas.
 
Esse, inclusive, é justamente o único título que o Flamengo tem que o Palmeiras não possui - ao menos de expressão. Todos os outros são praticamente iguais, o que mostra um grande equilíbrio entre as duas equipes não apenas no momento do futebol brasileiro, mas também ao longo da história de uma maneira geral.
 
O Flamengo foi campeão da Copa Intercontinental em 1981, o que seria equivalente ao Mundial de Clubes da nossa época. Naquele ano, o Rubro-Negro de Zico, Junior e companhia, talvez o melhor time que o Mengão já teve em toda a sua história, venceu o Liverpool na final pelo placar de 3 a 0 e conquistou o seu único título internacional.
 
O Palmeiras, no entanto, alega que possui sim um título internacional em seu currículo. Isso porque em 1951 o Verdão venceu a chamada Copa Rio Internacional, a qual reunia clubes de outros países. A equipe de São Paulo venceu o título após vencer a Juventus pelo placar agregado de 3 a 2. O torneio é reconhecido pela FIFA, mas não é equivalente ao Mundial. 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

N J Schaefer

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS