Conheça 5 vinhos que combinam com pizza

Conheça 5 vinhos que combinam com pizza

Foto: Divulgação

Se tem uma dupla que casa bem é o tal do vinho com a pizza, não conhece quem não ame. Mas hoje em dia temos ao nosso alcance tantas uvas diferentes que fica difícil saber qual é a melhor para a pizza do dia.
 
O artigo de hoje é para te ajudar a entender melhor de vinhos e, desta forma, poder saber qual será a melhor combinação para a pizza que você decidir escolher. Então fica aqui comigo que tenho certeza que você vai terminar o artigo sabendo um pouquinho mais sobre o mundo dos vinhos.
 
Quais os melhores vinhos para tomar comendo pizza?
 
O melhor vinho para tomar comendo pizza sempre será aquele que você mais gosta, porém, existem algumas regrinhas, que, caso você queira, vale a pena serem seguidas.
 
Para facilitar a sua vida e trazer opções para suas noites de pizza com vinho, vamos fazer uma lista de cinco sugestões de harmonização entre um tipo de uva e um sabor de pizza.
 
Pizza quatro queijos e vinho Chardonnay
 
Os vinhos Chardonnay são brancos, preferencialmente devem ser bebidos gelados, por seu perfil refrescante, como a maioria dos vinhos brancos. Essa característica é de grande importância quando pensamos em harmonizá-lo com uma pizza quatro queijos, visto que o queijo é algo forte, de sabores intensos, por isso o vinho mais leve e refrescante ajudará no equilíbrio do prato.
 
Os vinhos Chardonnay tendem a ser mais frutados, a depender de seu rótulo, podendo ter notas de pêssego, abacaxi, ou outras frutas amarelas. É interessante, no momento da escolha, pensar quais queijos terão na sua pizza e, quanto mais forte eles forem, como gorgonzola, ou provolone, mais leve deve ser seu Chardonnay, com menos traços de frutas amarelas cítricas e ácidas.
 
Pizza de frango com catupiry e espumante Brut
 
Seguindo nos vinhos brancos, que tendem a ser mais leves e devem ser tomados gelados, conforme dito anteriormente, e, neste caso, estamos falando de uma pizza delicada que pode ser feita no liquidificador, com uma proteína branca e um queijo cremoso.
 
Para casa bem com a delicadeza da pizza, o vinho não pode ser pesado, por isso nada melhor que um espumante Brut, que traz leveza e delicadeza a cada gole.
 
Pizza portuguesa e vinho Merlot
 
A pizza portuguesa é uma pizza muito querida e consumida em larga escala, de modo geral, é composta por molho de tomate, mussarela, cebola, pimentão, fatias de calabresa, azeitona preta e ovo cozido.
 
Por ser composta por uma diversidade de ingredientes, é necessário saber um vinho que combine com tudo isso e, neste caso, nada melhor que um Merlot. A escolha se deve aos vinhos destas uvas serem, no geral, de corpo médio, ou seja, não são leves nem pesados e possuem taninos macios, que quer dizer que sua acidez não é tão acentuada, sendo ideal para casa bem com a pizza portuguesa, que traz uma infinidade de sabores a cada mordida.
 
Pizza de calabresa (ou pepperoni) e vinho Cabernet Sauvignon
 
As pizzas que tem como ingrediente principal o embutido, com as de calabresa ou de pepperoni precisam de um vinho que seja forte como elas e, para isso, ninguém cumpre melhor o papel que o vinho Cabernet Sauvignon.
 
A pizza de pepperoni, mais ainda que a de calabresa, tem um ótimo casamento com o vinho Cabernet Sauvignon, principalmente pelo fato deste embutido ser bem apimentado. Ah, o único alerta é para evitar as uvas Cabernet que tenham o rótulo muito alcoólico, pois, caso acabe optando por um assim, os sabores podem brigar com os da pizza.
 
Pizza de lombinho e vinho Tempranillo
 
Outro sabor de pizza muito comum é a de lombinho, não tem que goste, pode vir acompanhado de um pouco de catupiry ou apenas umas fatias de cebola, mas sempre será uma pizza deliciosa e muito pedida, por isso vamos te ajudar a achar um vinho que a acompanhe.
 
Como já dissemos, os embutidos são, em sua maioria, caracterizados por sabores forte e marcantes, e precisam de vinhos que sigam essa linha, neste caso, o ideal, para esta pizza, são os vinhos Tempranillo. Vale lembrar que, nos casos em que os embutidos tenham pimenta, o vinho deve ser sempre menos alcoólico, para não corrermos o risco de acentuar a pimenta.
 
Conclusão
 
Prezado leitor, aqui, para quem já é de casa, sabe que chega o fim de mais um posto, porém, ainda preciso fazer algumas pontuações, tudo bem? Trouxemos algumas sugestões de vinhos que casam bem com sabores de pizza, mas, obviamente, você pode fazer as combinações que mais lhe agradarem, isso é o mais importante.
 
Outra coisa que preciso ressaltar é, caso você não tenha visto a combinação com aquele sabor de pizza que você mais gosta, não precisa se preocupar, basta você ver com qual ela mais se parece, se tem mais queijo, mais embutidos e por aí vai, feito isso, basta casá-la com o vinho sugerido para a pizza parecida, garanto que não tem erro.
 
Ah, é claro, se ainda estiver na dúvida, pode fazer um bom curso de vinho para entender melhor como escolher. Além disso, se você quiser apenas dar uma sugestão ou contar qual combinação é sua preferida, pode deixar nos comentários, iremos te responder o mais rápido possível.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS