DELÍCIA: Saiba quais benefícios jambo pode trazer para saúde

Árvore da fruta está espalhada em diversos quintais dos rondonienses; fruta não é só apreciada por aqui

DELÍCIA: Saiba quais benefícios jambo pode trazer para saúde

Foto: Reprodução da internet

O jambeiro, pertencente à família botânica Myrtaceae e conhecido popularmente como jambo-vermelho, tem suas raízes na Ásia, especialmente na Índia e na Malásia, sendo introduzido no Brasil há muitos anos pelos colonizadores.

 

Esta árvore, que pode atingir até 20 metros de altura e prospera em locais ensolarados, tornou-se bastante difundida em diversas regiões do país.

 

A fruta do jambeiro possui uma casca vermelha fina, polpa branca doce com um toque leve de acidez, conquistando adeptos em muitas partes do Brasil.

 

 

A colheita ocorre de janeiro a maio, quando as frutas estão maduras, e é nesse período que as pessoas aproveitam para desfrutar dessa iguaria.

 

No entanto, a popularidade do jambeiro não se restringe apenas à época da colheita. Durante os meses de agosto a fevereiro, quando ocorre a floração, a árvore se cobre de flores rosadas, criando uma paisagem digna de ser fotografada.

 

Segundo especialistas, o jambeiro pertence à mesma família de plantas que inclui a jabuticaba, a goiaba, a pitanga e o eucalipto.

 

 

Saúde e variedade

 

Além de seu apelo visual, o jambo também é valorizado por seus benefícios à saúde. Nutricionistas destacam que é uma excelente fonte de vitamina C e antioxidantes, podendo servir como uma alternativa saudável ao suco de laranja, por exemplo.

 

A fruta pode ser consumida fresca ou transformada em compotas e geleias. Ao combinar o jambo com ingredientes como canela, é possível realçar ainda mais o sabor da fruta.

 

Recomenda-se utilizar frutas menores para a preparação de doces, pois tendem a ser mais firmes e proporcionar uma melhor textura.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS