Pode não ser o corte mais popular nas cozinhas do dia a dia, mas a língua bovina é uma estrela nos izakayas japoneses os tradicionais bares que servem petiscos e bebidas. No Otoshi Izakaya, o chef Toshi Akuta prepara o prato de forma simples, valorizando textura e sabor: fatias finíssimas grelhadas rapidamente e finalizadas com sal e limão. O resultado é uma carne macia, dourada e surpreendente.
Receita: Língua bovina grelhada com sal e limão
Ingredientes
• 200 g de língua bovina
• Sal e limão a gosto
Modo de preparo
1. Deixe a língua congelar para facilitar o corte.
2. Retire a pele com uma faca afiada.
3. Corte em fatias finas, de cerca de 2 mm.
4. Aqueça bem uma chapa ou grelha e doure as fatias dos dois lados.
5. Finalize com sal e limão e sirva imediatamente.
Simples, direto e cheio de sabor um prato típico dos izakayas que mostra como a cozinha japonesa transforma cortes simples em verdadeiras iguarias.
Ao preparar a língua bovina, é necessário seguir alguns cuidados.
Antes de cozinhar, existe a etapa de higienização. Para isso, o especialista recomenda lavar e raspar a superfície da peça.
Na hora de explorar receitas, vale a pena testar o cozimento na panela de pressão com ervas e legumes. O preparo é um dos mais comuns e rende um caldo encorpado.
Dessa forma, ao ser cozido lentamente, o corte ganha uma textura tenra e úmida, conquistando maciez e suculência únicas.
De acordo com o chef, a carne ainda pode ser grelhada na churrasqueira, no estilo asiático, ou desfiada para diversificar.