*O mercado de trabalho se mostra cada vez mais exigente e dinâmico. A necessidade de novos conhecimentos e aprimoramentos dos já adquiridos é evidente nesse processo seletivo.
*Um segmento em expansão em Rondônia e, sobretudo, em Porto Velho, é o da construção civil. A demanda por profissionais neste setor cresce a cada dia.
*Atento às necessidades do mercado de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ? SENAI -, criou o Curso Técnico de Mestre de Obras, com duração de 11 onze meses.
*Na prática, os 22 recém-formados no curso, podem exercer a função de mestre de obras e, com isso, aumentarem seus salários em mais de 100%. ?Quem exerce a função de pedreiro ganha em média 500,00 reais. Já o mestre de obras, ganha em média, 1.000,00 reais por mês?, explica o Coordenador do Curso, Samio Rodrigues da Costa.
*Um desses novos mestres de obras é já veterano em construção civil, Inaldo da Silva, de 54 anos, revela o quanto é importante o conhecimento teórico. ?Eu aprendi mais no curso que durante esses 40 anos de prática. Pude então perceber quantos coisas erradas eu fazia por falta de conhecimento?.
*Do mais experiente, Inaldo, ao mais jovem, Rosinaldo, todos já têm um novo objetivo. Eles estão aguardando o novo curso que o SENAI realizará: o de Desenho Arquitetônico.
*O mais jovem da turma, Rosinaldo Batista Flores, de 28 anos, disse que valeu a pena superar as dificuldades e conseguir terminar o curso. ?A distância e cansaço foram os principais obstáculos no decorrer do curso. Hoje me sinto preparado para o mercado e consciente das responsabilidades do meu ofício?.
*?O SENAI tem uma missão, que é a de educar para o trabalho e à cidadania?, afirmou o Diretor Regional do SENAI, José Lacerda.