* Com o objetivo de orientar as comunidades dos municípios de Cacoal, Ministro Andreazza e Espigão D’Oeste, sobre os riscos causados pelas queimadas no período de estiagem, tanto no meio rural, quanto no meio urbano, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, através da Unidade Interiorizada do município de Cacoal em parceria com o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental – GTEA, estará lançando como parte das atividades para a Semana do Meio Ambiente, uma campanha de prevenção a práticas de queimadas, denominada “Xô Fumaça”.
* O exercício da queimada causa sérios transtornos à população e ao meio ambiente, tais como: prejuízos econômicos, perda de matéria orgânica no solo, exposição das fontes de água potável, doenças respiratórias provocadas pela fumaça, poluição visual, dentre outros. Nesse sentido, informou o representante do GTEA de Cacoal, Divino Germano Filho, é necessário somar com outras instituições comprometidas com a questão ambiental, para conscientizar as populações, visando à redução das queimadas. Para tanto, a SEDAM e demais parceiros estarão intensificando esse debate junto á comunidade na Semana do Meio Ambiente.
* O Secretário da SEDAM, Augustinho Pastore, explicou que os temas escolhidos para a Semana do Meio Ambiente, são compatíveis com a realidade de cada município, ou seja, esse ano as Unidades Interiorizadas e os GTEA’s, estarão enfocando os problemas que mais causam danos ambientais para suas respectivas regiões.
*Programação:
* A Semana do Meio Ambiente de Cacoal (06 a 08) contará com palestras educativas, seminários, depoimentos nas rádios: Comunitária Samaúma FM, Sociedade Rondônia AM e Clube Cidade e distribuição de materiais informativos. Em Ministro Andrezza, a programação começa no dia 31 de maio, com término para 06 de junho.