A unidade móvel do programa Cozinha Brasil vai aplicar cursos sobre culinária no campus da Faculdade São Lucas, em Porto Velho, no período de 7 a 11 e de 14 a 18 de agosto. Os cursos são resultados de parceria firmada entre a Faculdade e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Segundo a professora Marília Teixeira Berno, coordenadora do curso de Nutrição, os cursos são gratuitos e vão ser abertos à comunidade. “Mas a oferta de vagas é limitada”, alerta a coordenadora. As aulas serão ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite.
*O programa se propõe a orientar quanto a preparação de alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios, visando assegurar um processo educativo permanente, destinado a fazer do ato de produzir, preparar o alimento, uma cultura promotora de saúde, bem estar, geração de renda e desenvolvimento com sustentabilidade.
*Uma das propostas é mudar o comportamento da população no que se refere aos hábitos alimentares e propiciar o aproveitamento integral dos alimentos. No Brasil 30% dos alimentos são perdidos e o Programa é um dos caminhos encontrados para discernir a educação alimentar e erradicar a fome e a desnutrição no país.
*Além disso, o Programa procura orientar e conscientizar a população sobre captação, tratamento, armazenamento e consumo da água – essencial para a manutenção das condições de saúde e de produção.
*Por meio de unidades móveis, a cozinha experimental pedagógica, projetada para ensinar, através de cursos, ensina como preparar alimentos de baixo custo e alto valor nutritivo, utilizando os alimentos de forma integral, preferencialmente com receitas que utilizem produtos da própria região, respeitando as diversidades culturais.
****Leia também: *
Abertas inscrições para curso de capacitação para contadores