*O Sigiplam (Sistema de Informações Geográficas para o Planejamento Municipal) é o nome do produto que o gerente do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) de Porto Velho, José Neumar da Silveira, entrega hoje (3) aos prefeitos dos municípios de Rolim de Moura e Seringueiras. Oferecendo inúmeras possibilidades de aplicação, seu repasse para as Prefeituras inclui a demonstração da utilização do banco de dados montado sobre o software livre TerraView. O Sigiplam é um instrumento que permite o conhecimento das potencialidades do território municipal, subsidiando o ordenamento e otimização da ocupação. A solenidade será às 14h30m, no Centro Técnico Operacional.
*O Sigiplam também desvenda as peças necessárias para o planejamento municipal. Indica, por exemplo, áreas com solos favoráveis ao desenvolvimento de agriculturas que requerem baixo nível tecnológico associadas à precipitação média anual das chuvas. Por outro lado, mapeia áreas onde o uso de agrotóxico e fertilizantes poderia comprometer o abastecimento das populações urbanas - são áreas de proteção dos mananciais atualmente utilizados pela Caerd.
*Além de apontar áreas que devem ser preservadas para não comprometer outras atividades, o Sigiplam também oferece informações sobre as potencialidades minerais, municiando a Prefeitura para decisões acerca dos tipos de indústrias que podem ser estimuladas, por exemplo, em função da explotação de rochas ornamentais dentro de seu território.
**
Veja também:*
Taxistas promovem quebra-quebra em sindicato de mototáxi próximo a rodoviária
*
Briga de vigilantes termina em morte na Funai
**
Veja o vídeo: *
4ª Parada do Orgulho Gay em Porto Velho - Vídeo