Dentro de sua proposta de levar o cinema ao maior número de pessoas de Rondônia, o Cineamazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, fechou parceria com a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação com o projeto A Esco
*Dentro de sua proposta de levar o cinema ao maior número de pessoas de Rondônia, o Cineamazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, fechou parceria com a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação com o projeto A Escola Vai ao Cinema.
*De acordo com a Secretaria de Educação, Epifânia Barbosa, o projeto A Escola Vai ao Cinema “possibilitou a inclusão de alunos e professores de 10 escolas municipais, que começam a assistir à exibição dos trabalhos do acervo do Cineamazônia, democratizando o acesso à produção de curtas metragem produzidos no Brasil”.
*As escolas municipais que participaram do projeto "A Escola Vai ao Cinema" foram a Rio Guaporé, Antonio Ferreira, Rio Madeira, Estela Compasso, Saul Bennesby, Manoel Aparício, Francisco Erse (Padrão), Pingo de Gente, São Pedro e Darcy Ribeiro.
*O projeto teve início na segunda-feira, 31, e prosseguiu até sexta, 04 de agosto, com a exibição dos melhores trabalhos que participaram das últimas edições do Cineamazônia e de um vídeo institucional sobre o projeto Piatam Oeste, parceiro da IV Edição do Cineamazônia, que ocorre de 15 a 19 de novembro de 2006.
*O projeto Piatam Oeste, é um projeto de pesquisa sócio-ambiental que reunirá pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e outras instituições da Amazônia Ocidental para monitorar as atividades da indústria do petróleo e gás nos estados de Rondônia e Acre. O novo projeto pretende atuar também na promoção de informações em ciências naturais e sociais, modelagem ambiental, nanotecnologia, robótica e biologia molecular.
I*Inscrições - As inscrições para a IV Edição do Cineamazônia foram abertas no início de junho, e continuam até o dia 31 de agosto. Podem ser efetuadas com trabalhos em filmes – 35 ou 16 mm – e vídeos produzidos em qualquer formato, com duração máxima de 26 minutos e feitos a partir do ano 2000. Para produções internacionais, o trabalho deverá ser dublado ou legendado em português. Uma das novidades para esta edição é a igualdade de bitolas entre os filmes participantes.
*Produtores, cineastas e profissionais podem encontrar todas as informações – regulamento, premiação e ficha de inscrição no site oficial do evento, no endereço www.cineamazonia.com .