*De 15 a 17 de setembro acontecerá em Rolim de Moura a II Feira Estadual de Alunos Empreendedores do Projeto Empreendedorismo no Ensino Médio “Aprender a Empreender”. O evento, que consiste em uma oportunidade de os participantes do projeto apresentarem à sociedade o resultado dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, será aberto às 16 horas, na Praça dos Imigrantes, em frente ao Anfiteatro.
*Antes da feira, os participantes do projeto em todo o Estado terão a oportunidade de atuar como empreendedores nesta quinta-feira (31), durante o Dia do Empresário Sombra, que tem por objetivo aproximar estudantes e profissionais, promover o crescimento e aprendizado dos alunos, além de desenvolver uma visão mais clara sobre carreiras e oportunidades, promovendo o fortalecimento do envolvimento das empresas no processo de educação.
*De acordo com Liana Ferraz, subgerente do Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto foi iniciado no ano letivo de 2004 com o objetivo de proporcionar a professores e alunos do Ensino Médio conhecimentos teóricos e práticos sobre empreendedorismo, atendendo ao triplo papel da Educação nos campos da Economia, Ciência e Cultura. “O projeto oportuniza as escolas a formarem estudantes capazes de criar suas próprias oportunidades, focalizando uma educação empreendedora com uma pedagogia que valoriza o ‘ser’ e não o ‘ter’”, explicou, acrescentando que o desenvolvimento do projeto passou por workshop de capacitação para professores, gestores e técnicos das Representações de Ensino; palestras e oficinas para alunos e assessoramento e acompanhamento pedagógico para professores.
*Ainda segundo Liana Ferraz a I Feira foi realizada em Porto Velho, em 2004, com a participação de 106 escolas da rede estadual de 35 municípios e cinco distritos, contemplando 8.632 pessoas. Desta vez, foram capacitados 470 profissionais de escolas e técnicos de Representações de Ensino, contemplando 203 escolas do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos 52 municípios do Estado e 11 distritos, beneficiando cerca de 70 mil alunos.