O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou nesta semana a primeira reunião técnica do Sistema Integrado de Gestão e Auditória Pública (SIGAP), destinada aos jurisdicionados. Neste encontro, os técnicos das prefeituras e câmaras municipais tiveram oportunidade de conhecer e debater sobre o sistema.
*O SIGAP é um programa que promoverá um impulso tecnológico às sistemáticas do TCE-RO cobrindo todas as fases do processo de auditoria.
Atualmente são exigidos 41 documentos, que vão desde o Balancete mensal até o Relatório Circunstanciado da Execução Orçamentária, Financeira e Patrimonial. No novo sistema os documentos que atualmente chegam em formato de formulários, passarão a ser normalizados para seu envio através de arquivo eletrônico com layout próprio, cobrindo todas as fases do processo de auditoria, proporcionando uma redução no volume de papel e maior agilidade no envio de informações.
*Na medida em que for evoluindo, o SIGAP integrará outros sistemas e serão aperfeiçoadas as formas de cruzamento e a emissão de relatórios.
A implantação do SIGAP está prevista para janeiro de 2007. *Além desse novo sistema o TCE-RO conta com os programas de Contas Anuais, LRFnet, Sistema de Acompanhamento de processos (SAP) e Certidão on-line, implementando uma Política de Gestão da Tecnologia que busca, principalmente, a melhoria na qualidade e a efetividade da informação.
*
VEJA TAMBÉM: *
Primeiro caso de crime de lavagem de dinheiro em Rondônia é julgado no Tribunal de Justiça
*
Minuta da lei estadual da micro e pequena empresa já tramita na Assembléia