Mapas dos municípios de Rondônia é entregue pelo Sipam aos prefeitos - Confira fotos
Um trabalho minucioso que começou no ano de 2004 e que demandou 430 dias de trabalho de duas pessoas: um motorista e o técnico agrimensor, Alex Brunholi, ambos servidores à disposição do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Os dois percorrem 92 mil km de estradas e vicinais do estado de Rondônia em dezesseis viagens. Com a ajuda de um GPS topográfico faziam o rastreamento e registravam todas as estradas, linhas, escolas, fazendas, pontes, etc.
Os resultado foi a conclusão de mapas que contêm o levantamento georreferenciado da malha viária e pontos de referência do estado.
Durante uma cerimônia na tarde desta sexta-feira (30), no Centro Gestor Operacional do Sipam, em Porto Velho, o gerente técnico e operacional do órgão, José Neumar Silveira, apresentou o trabalho aos prefeitos dos municípios de Rondônia. Cada prefeito recebeu um mapa do seu município e terá que devolvê-lo até meados do mês de janeiro de 2008, devidamente corrigido ou complementado.
“De posse desse trabalho inicial, os prefeitos devem ajudar o Sipam fazendo as devidas correções. Alguns pontos podem ter sido registrados com os nomes errados, pois a equipe da missão, dependia de informação dos populares que encontrava pelo caminho”, explicou Silveira.
Após a correção que será feita pelos prefeitos, o Sipam fará a consolidação do mapa e lançamento oficial até a primeira quinzena de março de 2008. Depois os dados serão inseridos na internet.
Estiveram presentes na sessão vários prefeitos dos municípios do interior, o presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), José de Abreu Bianco, o vice-presidente da Aron, Gervano Vicente.