No início da tarde desta quinta-feira (24) moradores da rua Vinicius de Moraes do bairro São Sebastião I em contato com a reportagem do
Rondoniaovivo.com se mostraram revoltados com a situação de miséria que se encontra aquela área em relação a falta de limpeza, pois o esgoto está entupido e com o acúmulo de lixo provocado por alguns moradores sem consciência ambiental que estão jogando entulhos e detritos à 50 metros do esgoto, provocando mau cheiro na vizinhança.
A proprietária de um mini-box que fica de frente com o esgoto, Ana Maria, disse que desde o final do ano passado quando a Prefeitura de Porto Velho asfaltou a rua o esgoto está trazendo transtorno para todos.
“Isso fica pior quando o clima está quente demais, pois o cheiro empesta toda a rua. A água suja se espalha pela via chegando a “espantar” a clientela”, disse irritada Ana Maria.
Jeová de Araujo, morador há mais de oito anos, informou à reportagem que na quarta-feira (23) uma equipe sem identificação visual compareceu ao local para resolver o problema do esgoto, mas, nada fez. Segundo o morador ele já entrou em contato com várias secretarias do município para solucionar a questão do lixo e do esgoto, uma delas foi a SEMA (
Secretaria Municipal de Meio Ambiente), onde um técnico que atendeu um telefone 0800 (
canal direto para a população fazer denúncias ou queixas) passou o telefone da SEMUSB (
Secretaria Municipal de Serviços Básicos), mas, segundo Jeová, não teve nenhum retorno.
Outro morador, Hélio de Oliveira, apresentou-se à reportagem e disse que ligou inclusive para EMOPS - empresa privada de dedetização e limpeza de fossas sépticas - sobre o fato, mas a empresa informou que não tem nenhum vínculo com a prefeitura. O morador então relacionou água e esgoto com CAERD (
Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia), em seguida ligou para a companhia e de lá informaram que o órgão responsável é a SEMOB (
Secretaria Municipal de Obras), depois dessa confusão de informações, Hélio ficou desapontado e desacreditado, sem onde a recorrer entrou em contato com o jornal eletrônico.
SECRETARIAS SE PRONUNCIAM
SEMUSB - O secretário Jair Ramires, por telefone, disse à reportagem, muito exaltado, que no último final de semana a SEMUSB esteve no bairro conscientizando os moradores com relação aos lixos jogados nas ruas e que ajudam a proliferar o mosquito transmissor da dengue. Informou que na tarde desta sexta-feira (25) enviará um funcionário fiscalizador para o bairro, onde será designado a multar os moradores ou pessoas de outras localidades que estão jogando lixo no terreno baldio, localizado na rua Vinícius de Moraes, conforme apurou a reportagem.
SEMOB - Em contato com a Secretaria Municipal de Obras o secretário Sebastião Valadares, mas uma vez não se pronunciou a respeito das manilhas entupidas do bairro São Sebastião I. A reportagem tentou por diversas vezes entrar em contato com o secretário, mas o número de seu celular, passado pela sua secretária, não atendia.
Na tarde de ontem (24) a reportagem do
Rondoniaovivo.com tentou entrar em contato com Sebastião Valadares, para saber da situação do grande
buraco que ressurgiu na avenida Joaquim Araújo de Lima (
antiga Abunã), mas a sua secretária informou que o mesmo estava em reunião e não podia prestar qualquer informação.