Na última terça-feira (24), dois serventuários da Justiça Estadual, designados pela juíza Ana Valéria de Queiroz Santiago, da Vara Única da Comarca de Presidente Médici, estiveram na Escola de Ensino Fundamental e Médio Emburana para falar aos alunos dos três turnos (manhã, tarde e noite), sobre Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente.
O educandário fica localizado na linha 132, zona rural, do Distrito de Estrela de Rondônia, no município de Presidente Médici e tem 328 alunos. O objetivo da palestra foi contribuir com o ensino aprendizagem dos alunos, assim como, prepará-los para o exercício da cidadania e o convívio em sociedade, conhecendo seus direitos e deveres.
As palestras foram realizadas pela manhã, das 10 às 12 horas, com os alunos de 1ª a 4ª série; à tarde, das 14 às 16:30 h, com os alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental; e à noite, das 19 às 21 horas, com os estudantes de nível médio.
A realização do evento deve-se a um pedido formulado pela Direção da Escola Emburana à juíza Ana Valéria, responsável pela Comarca de Presidente Médici, que prontamente atendeu e designou os serventuários Joairton Luiz Pereira (Comissário de Menores) e Rozicler Rebecchi da Silva (Administradora do Fórum e pedagoga) para comparecerem à Escola e falar aos alunos, em particular, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para envolver a platéia (alunos, professores e pessoal de apoio do educandário), a palestra foi dirigida, expositiva e dramatizada com apresentação de video clipp, fazendo um estudo comparado da escola sistemática atual com à do passado; ilustração de fantoches para personalizar sujeito e fala; obras de artes e teatro.
Dentre as dinâmicas, foi realizado uma peça teatral dramatizando o julgamento em um Tribunal do Júri, envolvendo os alunos como atores. No banco do réu, sentaram e foram julgados a família, a sociedade e o Estado; dos três, foi condenado o Estado por não cumprir com a sua parte conforme determina a Constituição Federal e as leis codificadas.
Segundo Roziclér Robecchini da Silva, palestrante, a comunidade da Escola Emburana (corpo pedagógico, professores, pessoal de apoio, alunos e pais de alunos as informações), de forma desprendida, participou ativamente de todas as dinâmicas realizadas durante as palestras, como por exemplo, fazendo perguntas para tirar dúvidas a respeito de direitos e deveres.
Para Rosiclér Robecchini, os alunos, a maioria crianças e adolescentes, acham que só têm direitos, mas na verdade desconhecem e não sabem como exercê-los; por outro lado, esquecem que têm deveres. Ela disse que, entre tantas explicações, foi demonstrando aos estudantes que eles têm direito a vida, mas para conservá-la não devem ingerir bebidas alcoólicas, drogas de qualquer tipo que agrida a saúde; que o aluno tem o direito a educação, mas tem o dever de não faltar às aulas e prestar atenção nas lições e manter o respeito mútuo entre professor e alunos.
A discussão motivou de tal forma os presentes que a direção da Escola Emburana formulou novo convite à equipe de palestrante do Judiciário em Presidente Médici para retornar ao educandário para falar sobre “Sexualidade”, em outra data a ser agendada. Afirmou Rosiclér.
O Judiciário Estadual de Presidente Médici é parceiro da comunidade e já realizou palestras, a exemplo da realizada na Escola Emburana, na faculdade Ulbra; Escola de 1º e 2º graus Professor Paulo Freire e na Escola Emílio Garrastazu Médici, entre outros setores comunitários do Município.