Uma grande caminhada que será realizada hoje (15) às 8h30 em Primavera de Rondônia, marca o final da campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes realizada desde o início do mês.
O grande foco do percurso serão as repartições Públicas com o objetivo de mobilizar e convocar toda a sociedade a se juntar a essa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
"Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater" foi o tema da campanha a nível nacional realizada desde o último dia 06 em Primavera de Rondônia, um trabalho de conscientização organizado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS e Programa de Atenção Integral da Família – PAIF. Várias palestras foram ministradas nas escolas municipais e estaduais de Primavera e no Distrito de Querência do Norte com pais e alunos.
Segundo a prefeita Eloísa Helena Bertoletti (PTB), “de todos os problemas aos quais os jovens brasileiros estão expostos na minha concepção o abuso e a exploração sexual é talvez o mais grave.” Afirma.
Disse ainda que a prefeitura por intermédio da secretaria de assistência social vai continuar dando assistência e uma maior atenção para esses casos no município.
Todo ano no dia 18 de maio, acontecem em todo o Brasil atos públicos, palestras e manifestações. Essa data foi constituída pela Lei Federal Nº 9.970 como Dia Nacional ao Combate em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira conhecido como "O CASO ARACELLI", onde em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
DENÚNCIA
Para pedir ajuda ou denunciar um caso de abuso e à exploração sexual com criança e/ou adolescente no município de Primavera de Rondônia, ligar para:
Conselho Tutelar (3446-1180)
SEMAS/PAIF (3446-1012)
Policia Militar (3446-1078)
Disque Denúncia Nacional (Disque 100).