A Secretaria de Saúde está preparando vacina para os servidores dos Hospitais de Base, João Paulo II, Cemetron, Cosme e Damião, Laboratório Central-Lacen, Policlínica Osvaldo Cruz e todos os profissionais que atuam no setor de saúde do estado de Rondônia.
Segundo o diretor do Hospital de Base, médico Amado Rahhal, as vacinas são um programa de prevenção do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual. As vacinas previnem a gripe influenza, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano.
Segundo a coordenadora do programa CRIA -Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais -, enfermeira sanitarista Leda Yara Soares, os servidores da Sesau devem procurar, os hospitais e postos de vacinação que estarão funcionando em todo o Estado, nos dias 2, 3, 4 de agosto de 2007. Em Porto Velho a vacina será aplicada nos hospitais da rede oficial.
O secretário Milton Moreira declarou que essa vacina é uma medida do governo do Estado que pretende fazer com que o servidor público tenha maior proteção de sua integridade física. “Os riscos de contaminação, como a infecção hospitalar, não deve atingir nem atrapalhar o bom desempenho profissional dos servidores em Saúde”.
Amado Rahhal, disse que “para se fazer saúde pública, é preciso que esse profissional tenha as condições mínimas para garantir primeiro a sua integridade física, depois o socorro o enfermo. As vacinas de alto custo para essas doenças típicas de regiões tropicais, chegaram à boa hora” concluiu o diretor do HB.
*
VEJA TAMBÉM:
*
HB realiza exposição no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
*
Tratamentos de alta complexidade são realizados com sucesso no HB