Café se destaca no estande da Embrapa na Agrishow

Café se destaca no estande da Embrapa na Agrishow

Café se destaca no estande da Embrapa na Agrishow

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

De 03 a 07 de setembro, o público de Ouro Preto do Oeste vai visitar as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a Agrishow, Exposição Agropecuária do município rondoniense. O estande com os trabalhos estará aberto à visitação das 18h às 24h. 

Este ano, o café ganha destaque com as amostras de café cereja descascado, conilon e arábica. Além disso, a Embrapa Rondônia vai expor tipos de torras de café brasileiro, americano e europeu. O café é uma das culturas perenes mais cultivadas na região amazônica, principalmente em Rondônia, que é o segundo produtor de café conilon do Brasil. No Estado, o café é a principal cultura agrícola, sendo uma das principais fontes de renda de inúmeras famílias da zona rural. Depois do petróleo, o café é a segunda mercadoria mais importante para a economia mundial, sendo que o Brasil é o maior produtor e exportador do mundo, e o segundo maior consumidor, sendo esta bebida indispensável no consumo diário dos brasileiros.
 
Em Rondônia não é diferente. Além de consumir em suas residências, os rondonienses poderão degustar o café expresso produzido no Estado com tecnologias da Embrapa, com as variedades Arábica, Robusta e o blend, que contém ambos os tipos.
 
No estande também serão expostos grãos de diversas espécies vegetais como milho, algodão e sorgo, produzidos no Campo Experimental da Empresa em Vilhena.  Assim como em 2007, serão expostas espécies florestais de crescimento rápido e hortas ecológicas, feitas com garrafa pet, e bananas resistentes à Sigatoka Negra e mal-do-panamá.
 
Divulgar trabalhos que a Embrapa desenvolve em âmbito estadual é o nosso objetivo, afirma o supervisor do Campo Experimental da Embrapa em Ouro Preto do Oeste, João Maria Diocleciano.
 
Além destes trabalhos, a equipe organizadora do estande mostrará durante a Exposição a forma correta de fazer sangria na seringueira. O próprio estande, enfatiza João Maria, já é uma forma de divulgação dos trabalhos de pesquisa da Embrapa Rondônia, pois foi construído com a Teca e o Eucalipto, espécies florestais de crescimento rápido e que são objeto de pesquisa.
 
 Em Rondônia, inicialmente, foram estudadas 16 espécies, destacando-se Andiroba, Bandarra, Pinho Cuiabano, Sumaúma, Táxi Branco, Eucalipto e Teca, que possibilitaram conhecer o desempenho inicial das espécies florestais e as que apresentam potencial para plantios em florestamento ou      reflorestamento na região, diz o pesquisador da Embrapa Rondônia, Abadio Hermes Vieira, responsável por estas atividades. Os resultados destes trabalhos estão sendo divulgados pelo projeto “Estratégias de Comunicação para a divulgação científica de resultados da pesquisa florestal desenvolvida pela Embrapa na Amazônia Ocidental (ComCiência Florestal)”, conduzido pela Embrapa Rondônia com recursos do CNPq/PPG7.
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS