Há aproximadamente 8 meses, uma grande cratera abriu no cruzamento da rua Abunã com a rua Tenreiro Aranha, bem no centro da cidade que poderia inclusive engolir carros.
Após uma série de denúncias divulgada pela imprensa, a Prefeitura mandou tapar o buraco, sem antes verificar a razão do surgimento do mesmo.
Dias após a execução da operação “tapa buraco” a rua Tenreiro Aranha no trecho entre a Av. Calama e Álvaro Maia, foi tomada por esgotos que transbordavam nas “bocas de lobo” situadas em ambas as margens da rua Abunã, que também passaram a contribuir para o alagamento desta rua nos dias de chuva, pois não funcionavam mais.
A causa do aparecimento da cratera, foi o rompimento da tubulação de concreto que interliga as “bocas de lobo” ao sistema de galerias de águas pluviais com o canal sob a rua Calama, além de drenar os efluentes das fossas sépticas daquele trecho.
Durante este longo período, os moradores passaram a conviver com os esgotos sobre a pista e calçadas e desprendimento de odores insuportáveis.
O Rondoniaovivo.com havia denunciado a abertura da cratera quando um morador da região, com humor peculiar, colocou um armário dentro do buraco para sinalizar o tamanho do mesmo e alertar os motoristas mais desavisados que utilizasse aquele cruzamento. Na ocasião a Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) foi constatada e a mesma se prontificou a fazer a manutenção imediata, porém a emenda saiu pior que o conserto, pois apenas aterrou o buraco sem ter feito a devida manutenção justamente na causa da abertura do buraco, jogando depois um asfalto para como remendo.
O resultado foi o afundamento do referido trecho e os transbordamento nas bocas de lobo, ocasionando mau-cheiro e insalubridade aos moradores daquela área.