O árbitro Evanildo da Costa Steele, conhecido como “Ratão” faleceu, na tarde deste sábado (08), no Hospital João Paulo, na cidade de Porto Velho, vitima de um ataque cardíaco fulminante.
Árbitro da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) e assistente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estava trabalhando num jogo de um campeonato amador em Porto Velho, no Bairro Areal,quando em uma jogada em que estava acompanhando o lance de perto, o árbitro simplesmente caiu em campo desacordado.
Na última quinta-feira, Ratão esteve trabalhando como assistente no jogo entre Rio Branco x Guarani, no estádio Arena da Floresta, juntamente com o árbitro Arnoldo Vasconcelos Figarela e a assistente Márcia Bezerra Lopes Caetano, pela Série C do Campeonato Brasileiro.
Ratão estava escalado para a partida da próxima terça-feira entre Genus x Nilton Lins-AM, no estádio Aluízio Ferreira, pela Copa do Brasil de Futebol Feminino.
A última partida que Steele apitou no estado de Rondônia foi o empate em 2 a 2 entre Espigão x Shallon, no primeiro jogo da final da Segunda Divisão do Campeonato Rondoniense deste ano.
O ano de 2009 seria o último do árbitro no futebol profissional. Ratão pretendia se aposentar após a disputa do Estadual o mesmo era bastante querido e adorado entre os amantes do futebol rondoniense, Ratão era funcionário da Caerd (Cia de águas e esgotos de Rondônia).