Criação de secretaria no Estado garante avanços na Assistência Social em 2008
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Segundo a secretária da Seas, Tânia Pires, primeira assistente social a ocupar o cargo de titular da pasta na história de Rondônia, uma equipe de técnicos está concluindo a reestruturação da Secretaria.
“A proposta é garantir políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social”, declarou Tânia Pires, esclarecendo como será a filosofia do trabalho que começa a implementar neste ano. “A assistência social não deve ser vista como uma caridade, e sim como um direito do cidadão que dela necessita”.
Conforme observou, em 1988 o Congresso Nacional aprovou a Constituição Federal, a Constituição Cidadã, na qual a Assistência Social foi inserida, compondo o tripé da seguridade, juntamente com a saúde e a previdência social.
População beneficiada
Assistência Social é para ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à Seguridade Social, e tem como objetivos: a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária e a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!