Governo promove Encontro para fortalecer ensino especial
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ao representar a secretária da Educação, Marli Cahulla, a coordenadora Pedagógica da Seduc, Irany Freire, afirmou que o Governo do Estado está sensível à questão da acessibilidade, buscando cada vez mais adequar as instituições de ensino, tornando-as livres de obstáculos arquitetônicos para que todos usufruam do direito de entrar e sair. Ela revelou também que além da estrutura física existe a preocupação com relação à parte didático-pedagógica com a oferta de cursos, palestras e outros eventos que visam o aperfeiçoamento dos profissionais para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. “O ensino especial requer paixão e gosto pelo saber e, principalmente, respeito ao ser humano. O professor tem que estar empenhado em buscar conhecimentos para que a inclusão seja de fato e não um faz de conta”, observou a coordenadora pedagógica da Seduc, ressaltando que não adianta a realização de grandes ações, como este encontro, se o que for abordado não chegar até a ponta, que são os alunos.
A professora Irany considera que, além de garantir o acesso dos alunos às escolas, é necessário também buscar meios para mantê-los em consonância com os avanços tecnológicos e profissionais para que haja educação com qualidade.
A capacitação profissional, que vem sendo ampliada pelo Governo do Estado, por meio da Seduc e outros órgãos, foi outro foco da abordagem de Irany Freire, lembrando que muitas empresas estão abrindo vagas para pessoas com deficiência, em atendimento à legislação, mas lembra que é necessário estarem preparadas para ocupá-las.
No primeiro dia, o palestrante foi o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, Marcos Valério Tessila de Melo, diretor do Centro de Apoio à Infância e Juventude, que falou sobre “Aspectos Legais da Educação Inclusiva”. O encerramento se dará nesta sexta-feira com a discussão do Plano de Ação em grupos e socialização.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!