Começa nesta quarta-feira a coleta de dados do Censo Escolar 2009
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Censo Escolar coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as etapas ou níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional de Nível Técnico). Os dados são individualizados de alunos, professores, turmas e escolas, o que garante melhor levantamento, segurança dos dados e na distribuição dos recursos, que têm como base de cálculo o número de alunos efetivamente matriculados.
Essas informações, conforme explicou a secretária da Educação, Marli Cahulla, servem para ser usadas na execução de programas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Campanha Nacional do Livro Didático, Transporte Escolar e Merenda Escolar.
As informações sobre o aproveitamento de cada estudante também são coletadas pelo sistema, onde as escolas informam sobre o desempenho de cada um, se passou de ano, se foi reprovado, se abandonou os estudos ou se mudou de escola. Essas informações são utilizadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade da educação brasileira e base para todas as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Até o final de novembro, os dados finais do Censo Escolar da Educação Básica de 2009 devem ser publicados. As escolas que perderem o prazo serão notificadas a enviar as informações, sob pena de cancelamento do repasse de recursos públicos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!