CERON participa de audiência pública em Itapuã do Oeste
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Eis uma boa notícia para os moradores do município de Itapuã do Oeste: a CERON anunciou a desativação do sistema de pára-raios energizado (PRE), que hoje é o principal meio de fornecimento de energia elétrica para o local.
A esperada notícia foi transmitida à população do município pelo assessor e procurador da presidência da CERON, Inácio Azevedo, durante a audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores de Itapuã e ocorrida nesta semana, na quadra da Escola Estadual Paulo Freire.
A iniciativa de realizar a audiência partiu do vice-presidente da Câmara, vereador Juraci Marques da Silva (PSB). A pauta proposta para debate foi extensa abrangendo a qualidade da energia elétrica fornecida pela CERON, e que utiliza o sistema de pára-raios energizado, e a ampliação da rede de distribuição urbana. Outro tema muito debatido foi o desenvolvimento do Programa Luz Para Todos na região.
Estiveram presentes no evento, além do corpo técnico da CERON, os vereadores da Câmara Municipal, representantes da Eletronorte e o prefeito João Testa, que discursou sobre a instalação de um pólo moveleiro no município. O presidente da Câmara, Claudir Silvério, disse que a intenção dos vereadores e da população é “trocar idéias sobre alguns problemas que a cidade vem passando com o fornecimento de energia elétrica”.
O assessor e procurador da presidência da CERON, Inácio Azevedo, informou que há boas perspectivas de se solucionar em breve os problemas de Itapuã com a construção de uma linha de transmissão de 69 kV, saindo da subestação PV-8,
Quanto às ações emergenciais, Inácio citou a contratação de uma equipe de plantão para atender a Itapuã, durante 18 horas por dia, ininterruptamente, e a construção de quatro novos circuitos de baixa tensão para atender a área urbana já no segundo semestre deste ano. A partir deste mês a Empresa está realizando também a troca de 100 postes na rede ao longo da BR-364 e ações de podas de árvores na área rural para evitar interrupções no sistema.
Sobre o andamento do Programa Luz Para Todos, Inácio Azevedo voltou a afirmar que nenhum morador da área rural dos 52 municípios do estado ficará sem energia elétrica. “Nós já assinamos contrato com as empreiteiras para ligar mais de 8 mil consumidores, e lançamos um edital de licitação com o objetivo de contratar as obras de energização de mais 25 mil unidades consumidoras. Desta forma, universalizaremos o acesso a energia rural em Rondônia até o final de 2010, dentro da meta do Governo Federal”, enfatizou Inácio.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!