Moradores do bairro Pombal, zona Leste de Porto Velho, estão indignados com o abandono da administração pública municipal em projetos sócio-esportivo para a comunidade daquele setor, o motivo dado por eles é que a única quadra de esporte do bairro, localizada na rua Ponta Negra, está depredada, com mato alto e parte da estrutura danificada. Para piorar ainda mais a situação o local está servindo de ponto de encontro para usuários e traficantes de droga. A arquibancada de concreto está servindo inclusive como mural de registro de território dos vândalos que tomam conta do espaço, com pichações que identificam que tipo de “esporte” eles praticam, com frases como: “100% veneno” e “A maconha é o bicho!”.
A quadra apresenta danos que podem ser sanados pela Prefeitura, como: traves enferrujadas e quebradas, alambrado jogado ao chão e muito mato alto em toda área.
A aposentada Daguimar Silva, antiga moradora do Pombal, disse para a reportagem do Rondoniaovivo que há anos a quadra está abandonada e que no período de eleições em 2008, muitos políticos compareceram ao bairro prometendo mundos e fundos, mas durantes estes seis meses pós-eleição nada mudou e o abandono continua.
Daguimar ressaltou também que os seus dois netos que estudam na parte da manhã e no período da tarde depois dos deveres escolares gostam de jogar bola na quadra e quando pode deixa os garotos bricarem, mas ela fica do outro lado da rua Ponta Negra debaixo da sombra, olhando os netos, temendo pela presença de marginais na área. “Nunca se sabe o que pode acontecer, pois são tantas coisas, como: picada de cobra (devido a incidência de mato alto), violência dos marginais ou do caso a bola sair da quadra (o alambrado que protege a quadra esta danificada) e ir para rua, podendo acontecer um acidente", disse a aposentada.
SEMES E MELHORIAS
Em contato com o secretário-adjunto da SEMES (Secretaria Municipal Esporte e Lazer), Klebson Luiz Lavor, explicou que a Secretaria tem um projeto elaborado para a quadra do Pombal, e que este apresenta melhorias na parte de infra-estrutura do local.
Klebson diise que o departamento de engenharia da Prefeitura de Porto Velho foi até a quadra, fez um levantamento do que ela precisa de urgência e que o Prefeito Roberto Sobrinho já viabilizou a verba orçamentária para a SEMES que pretende reformá-la ainda este ano.
Sobre projetos de incentivo ao esporte no bairro para atender a comunidade, Klebson enfatizou que já existe um projeto que vem sendo desenvolvido na zona Leste, mas a pretensão é dividir a capital em pólos para poder desenvolver melhor as atividades esportivas em Porto Velho e atender uma demanda maior da população.
No entanto a quadra do bairro vizinho, o Três Marias, segundo o secretário, irá receber materiais esportivos na próxima terça-feira (09) para os atletas da escolinha gratuita que a Prefeitura mantém no local, e em convênio com a Universidade Federal de Rondônia – UNIR, será disponibilizado professores de educação física e estagiários para trabalharem no desenvolvimento da criança de todo aquele perímetro.