Cerca de 1000 residentes da Flona Bom Futuro bloquearam na manhã desta segunda-feira (13) as duas estradas de acesso para o canteiro de obras da Usina de Jirau.
Os moradores reivindicam a retirada dos funcionários do Ibama de dentro da Flona, que continua aplicando multas e, segundo os manifestantes, provocando o “horror” em toda a área, contrariando um dos termos do acordo entre Governo e o Ibama, que pedia a retirada dos fiscais da área, para a retomada da obra.
UHE Jirau
Considerada um dos mais importantes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Usina Jirau é uma das maiores obras de geração de energia já realizadas no Brasil. Quando entrar em operação total, a UHE Jirau terá a capacidade de gerar 3.450 megawatts de energia, o que é suficiente para abastecer 10 milhões de casas. A primeira das 46 turbinas geradoras de energia está prevista para começar a operar em 2012. A Energia Sustentável investirá, ao todo, R$ 10 bilhões na construção da Usina Hidrelétrica Jirau. O empreendimento é uma obra de utilidade pública. Com sua implantação, a expectativa é de que não falte mais energia elétrica no país, o que vai assegurar o crescimento industrial e o desenvolvimento regional e nacional.