Dezenove servidores do TRT da 14ª Região começaram a participar quarta-feira(19) do curso prático sobre o Sistema de Carta Precatória Eletrônica, realizado pela Escola Judicial do Tribunal e que se encerrará sexta-feira em Porto Velho. O método de envio de citações por meio virtual para qualquer outra região do país é uma das ferramentas responsáveis pela modernização da Justiça do Trabalho.
O sistema foi implantado inicialmente nas Varas do Trabalho de Porto Velho e Guajará-Mirim, em 2006. De acordo com a instrutora Alaine Cristine Veit foi desenvolvido um banco de dados específico para que os servidores tenham o máximo de aulas práticas.
A redução de gastos, com a eliminação da impressão dos autos, e maior rapidez no trâmite dos processos, são dois outros fatores apontados pela equipe do TRT da 18ª Região (Goiás), que desenvolveu o sistema com o objetivo de também substituir os autos físicos por virtuais.
O sistema contribui ainda para reduzir o tempo de confecção e de tramitação das cartas precatórias eletrônica e para a humanização das tarefas dos servidores, diminuindo o esforço repetitivo na etapa de digitação, além de aproximar mais os Tribunais Regionais do Trabalho.
No período de 19 a 21 de setembro vai ser realizado o treinamento para a segunda turma de inscritos. Durante o curso, serão ministrados os módulos “servidor”, “diretor” e “juiz”. Está prevista a realização de uma outra etapa do curso em Rio Branco (AC) para capacitação dos servidores que atuam na capital e municípios do interior.
Todos os participantes também receberão orientações sobre o sistema E-DOC (peticionamento eletrônico), com aulas práticas de como acessar, enviar, receber e imprimir documentos, além de instalar o Java Plug-in 1.5, consulta a documentos e alteração de cadastro.