Grupo Gay de Rondônia – GGR mais uma vez organiza e coordena a maior mobilização social da população LGBT do Estado de Rondônia, oficialmente conhecida como Parada do Orgulho LGBT de Rondônia, que tem por objetivo visibilizar os cidadãos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, segmento que se encontra desprovido de políticas públicas e legislações que possam lhes garantir o mínimo de direitos e segurança. Com estes objetivos a parada deste ano tem como tema “Sem Homofobia, Mais Cidadania”, para exigir um basta contra a discriminação, à intolerância e desrespeito com esta parcela da sociedade.
Conforme a presidente do GGR, Niédina Gontijo, a Comissão Organizadora espera para esta 7ª Parada do Orgulho LGBT de Rondônia, um público de aproximadamente 100 mil pessoas, visto que a cada ano que passa as famílias heterossexuais estão participando deste grande evento pela seriedade da organização e também por serem contra a homofobia e a discriminaçãoo contra os LGBT’s.
Comitivas de vários municípios do Estado já confirmaram presença, além de muitos ativistas e militantes gays dos Estados vizinhos, que vêem assentar suas participações nesta mobilização social.
Antecedendo a parada realizar-se-á a Festa da Pré Parada LGBT 2009, no dia 03 de outubro, no Bar da Glorinha (Nova Porto Velho), nos dias 10, 11 e 12 de outubro, estará acontecendo a Festa Passaporte da Diversidade (Pós e Pré Parada), no antigo Iguana Club, na Avenida Pinheiro Machado.
A 7ª Parada Oficial do Orgulho LGBT de Rondônia acontecerá no dia 11 de outubro com concentração a partir das 15 horas, na Praça das Caixas D’água e fará o mesmo percurso da Banda do Vai Quem Quer, encerrando no final da Avenida 7 de setembro em frente ao Clube Ferroviário, com um grande show.