Na manhã da última segunda-feira (14) os moradores da rua Paulo Francis, do bairro Nova Floresta, zona Sul de Porto Velho, interditaram com paus, pedras e sacos de areia a via pública por motivo de força maior – buracos, asfalto quebrado e invasão das calçadas por veículos em conseqüência disso. O ponto obstruído pela comunidade local deve-se também pelo fato das alagações que vem ocorrendo naquele local.
Segundo alguns moradores que trabalham na Prefeitura de Porto Velho, muitos documentos – entre eles ofícios de comunicação e abaixo-assinados - foram enviados para as secretarias responsáveis pela limpeza e obra na cidade – SEMOB (Secretaria Municipal de Obras) e SEMUSB (Secretaria Municipal de Serviços Básicos), mas até o momento nada foi resolvido.
“Tanto dinheiro vindo pra cá, tanto investimento de compensação das Usinas, de PAC para Porto Velho, mas ninguém vê obras consistentes nos bairros. É tudo tão precário, mal feito mesmo. O que a prefeitura faz aqui é o que eles chamam de tapa buraco, um serviço porco e imundo. Queremos saber até quando o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal irão fazer alguma coisa para desmascarar o que tá acontecendo com essa administração que não demonstra um pingo de respeito com o povo, pois a gente reclama, reclama e reclama, mas nada é feito por esses órgãos públicos que dizem nos representar”, desabafou Maria Neusa Neves Cunha Pacheco, moradora do bairro.
A cada queda de chuva na cidade que atinge o bairro segundo os moradores é um desespero, pois as águas pútridas do esgoto sobem junto com a lama e transforma boa parte da área em uma imensa lagoa.
De acordo com alguns moradores muitos aparelhos domésticos, eletroeletrônicos e móveis estão se estragando a cada chuva que cai no bairro, pois para eles a última obra que a prefeitura de Porto Velho fez no local é que está prejudicando. “Eles vieram aqui abriram a rua e deixaram tudo arrombado, entupido e lascado sem dar qualquer tipo de esclarecimento para os moradores, isto é uma vergonha. Mostra isso aí para o prefeito ver lá de Copenhagen a tristeza que está a cidade”, disse enfurecido Edson Vasconcelos.
Os moradores informaram a reportagem do Rondoniaovivo que vão continuar com o protesto e caso a gestão municipal não dê nenhuma resposta a eles, uma grande manifestação irá acontecer ainda nesta semana naquele local, mobilizando toda a comunidade.