Moradores do bairro Santa Letícia, no município de Candeias do Jamari, cerca de 20 km da capital, estão passando sérias dificuldades com alagamento depois que a avenida Porto Velho foi aberta e dois esgotos passaram a escoar para a entrada do bairro, onde várias casas ficaram parcialmente inundadas com o grande volume de água causada pela intensa chuva que caiu durante toda a manhã desta quinta-feira (17).
O trabalhador rural Jeniel Pinto teve parte de sua residência alagada e segundo ele uma “cascata” invadiu seu terreno alagando tudo e matou cerca de cinco galinhas afogadas. “Aqui nós, moradores, estamos com medo de dormir e acordar debaixo d’água, desta vez foram as galinhas, que Deus nos livre, porém se providências não forem tomadas logo pode ser qualquer um de nós”, ressaltou o morador muito entristecido.
Em outra residência a água invadiu totalmente seu interior e a família teve de abandonar a casa nas primeiras horas do dia. Muito lixo, sujeira, lama e variedade de insetos foram tudo que dona Raimunda Perez tirou do assoalho que corre risco de ceder com a quantidade de água que passa no local.
Na rua Chile um buraco foi aberto para que sejam colocadas manilhas, o problema é que o buraco está aberto há vários dias e por estar na porta de uma casa o risco de alguém cair dentro é muito grande, já que crianças circulam entorno da obra para entrar em casa.
SOLUÇÃO
O prefeito do município, Dinho Souza, esteve no local acompanhando a alagação naquele perímetro e deixou claro para os moradores que o problema não é da obra em si e sim por causa de uma represa feita por uma fazenda que fica nos fundos do bairro e que não tava deixando a água correr, ocasionando a enchente.
“Quando tomei ciência do problema logo mandei um trator abrir um pedaço da rua para a água passar com mais facilidade e desafogar o bairro”.
Dinho disse à reportagem do Rondoniaovivo que um projeto de terraplanagem e saneamento básico feito em parceria com a prefeitura e a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) está programado para os primeiros meses do ano de 2010m quando será iniciada a obra.
FOTOS:













