Em uma sessão especial marcada pela emoção, a Câmara Municipal dos Vereadores de Porto Velho, através da vereadora Mariana Carvalho (PSDB), entregou ontem a João do Vale e Ayres do Amaral o título de “Cidadão Honorário de Porto Velho”. Durante discurso, a vereadora destacou os relevantes serviços prestados à cidade por João do Vale e Ayres do Amaral. “Os dois são pessoas que se preocupam com o desenvolvimento de nossa cidade. Prova disso é o trabalho que fazem na Expovel, a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Porto Velho, que acontece há 10 anos. É um evento que além de proporcionar entretenimento à população também estimula o desenvolvimento econômico na Capital”, disse a vereadora Mariana Carvalho, destacando ainda que “é com muita satisfação que entrego estes títulos ao João do Vale e ao Ayres do Amaral”.
Ayres do Amaral foi o primeiro a agradecer ao Título de Cidadão Honorário. Visivelmente emocionado, Amaral comoveu toda sua família que estava presente, além dos vereadores e convidados. “Não sei nem se sou realmente merecedor deste Título. Para mim é uma honra muito grande ser cidadão honorário de Porto Velho. Agradeço ao Jair Ramirez pela indicação do Título, a toda minha família e em especial ao amigo João do Vale pelo trabalho realizado no decorrer desses 10 anos de Expovel”, disse.
João do Vale também agradeceu a homenagem e destacou a representatividade que a Expovel tem na vida dele. “É um trabalho que faço com amor. Temos uma equipe toda de trabalho para que tudo saia perfeito, como o Ayres, a Tetê Blanco e o Ivanir Gurgel. Este título para mim é bem importante. Não ser filho daqui e receber um Título de Cidadão Honorário significa o reconhecimento de um filho adotado por esta terra”, afirmou.
Vereadores
A maioria dos vereadores da Câmara foi à tribuna elogiar os homenageados. Todos fizeram questão de lembrar a importância de Ayres e João do Vale para a cidade. “João do Vale e Ayres são merecedores deste Título por ajudarem no desenvolvimento não só de Porto Velho, mas de todo o Estado”, observou Ramiro Negreiros.
O vereador Marcelo Reis lembrou que antes da Expovel o potencial da cidade não era voltado à agricultura, agronegócio e pecuária. “Hoje podemos dizer que a cidade se divide em antes da criação da Expovel e depois da existência dela”, citou.
Homenageados
Ayres e João do Vale têm uma história marcante em Porto Velho. Os dois são os idealizadores de um dos maiores eventos culturais da cidade: a Expovel (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Porto Velho), que este ano está em sua 11ª edição. A lista de trabalhos dos cidadãos honorários realizados na Capital é extensa. Ayres do Amaral já foi chefe da Casa Civil do Palácio do Governo de Rondônia por duas vezes. Já João do Vale foi delegado de Polícia e também secretário de Segurança Pública de Rondônia. Além disso, os dois sempre trabalharam para o desenvolvimento da pecuária e agricultura na Capital.