A primeira rodada de negócios que aconteceu no começo desta semana realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi Rondônia (IEL/RO) e operacionalizada pelo SEBRAE/RO, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), teve o objetivo de promover a integração das empresas da capital e do interior participantes do Programa de Qualificação de Fornecedores Rondônia (PQF/RO) e fomentar negócios no Estado.
Conforme explicou a gestora do PQF/RO, Andréia Tamayose, o encontro contou com a participação de 35 empresas fornecedoras e 4 empresas âncoras negociando - Camargo Corrêa, Votorantim, IMMA, Consórcio Santo Antônio. “Energia Sustentável do Brasil integra o programa como empresa âncora, porém, efetivamente não compra. Na verdade efetua as compras por meio da Camargo Corrêa. Por isso são 5 âncoras no projeto e 4 efetivamente comprando”, frisou.
Andréia afirma ainda que a maior expectativa da superintendência do IEL é o fortalecimento deste grupo, que eles possam conhecer os produtos existentes dentro do programa, e saber onde recorrer numa determinada demanda.
O SEBRAE tem sido o principal parceiro do IEL/RO na realização do PQF no Estado. “Fizemos à contratação do SEBRAE Regional porque eles têm a experiência de rodada de negócios. Neste sentido devemos buscar fornecedores que saibam desenvolver determinado serviço ou produto”. Toda a parte operacional da rodada de negócios ficou a cargo da equipe de técnicos do SEBRAE. Já o IEL, contatou e reuniu as empresas para participarem da Rodada de Negócios.
Cada uma das empresas âncoras tem o seu espaço dentro da rodada e foi feita uma agenda de 20 minutos para cada fornecedor. Como o objetivo principal é a interação, o IEL propiciou a cada fornecedora a oportunidade de conhecer as quatro empresas âncoras. E as 35 empresas que possivelmente tenham demanda de produtos, conversaram com fornecedoras do próprio programa, efetivando assim, negócios entre o grupo.
Ressaltar o total apoio do superintendente do IEL, Nazareno Gomes Barbosa