Uma grande mobilização para a formação de novas parcerias e fidelização dos doadores. É o que está realizando o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e a Fundação de Hematologia de Rondônia (Sesau/Fhemeron) com a proposta de suprir a carência do Banco de Sangue.
Na manhã desta sexta-feira (11), a secretária-adjunta da Saúde, Josefa Lourdes, reuniu-se com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Serviço Nacional do Comércio (Senac), Universidade Federal de Rondônia, as faculdades Fimca e Uniron, além da Fhemeron, quando foi tratada a possibilidade de serem criadas estratégias de ação contínua envolvendo segmentos variados com vistas a aumentar o estoque, uma vez que a falta de sangue já levou até mesmo a suspensão de cirurgias no Estado.
A princípio, conforme Josefa Lourdes, foi estabelecido que policiais militares fariam a doação nesta sexta-feira, enquanto neste sábado (12) a Fhemeron estará aberta e ainda colocará equipes fazendo ‘pit stop’ em várias ruas numa parceria com a Ordem Demolay, entidade que faz parte da maior organização de jovens do sexo masculino de todo o mundo, ligada à Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron). Já na segunda-feira (14), a coleta será feita na Fimca, a partir das 13h30. Em função do jogo do Brasil contra a Coréia do Norte, na terça-feira a coleta será restrita à Fhemeron, na parte da manhã, enquanto na quarta e quinta-feira haverá mobilização nos campi da Uniron no shopping e na avenida Mamoré, respectivamente. Paralelamente, da próxima segunda à quinta-feira (14 a 17) todas as organizações militares destacarão parte de seu efetivo para a doação na Fhemeron. “Vale salientar que a doação é voluntária, consistindo em um ato de solidariedade que pode salvar vidas”, lembrou.
A secretária-adjunta da Sesau adiantou que os empreendedores das usinas do rio Madeira serão convocados para uma reunião, considerando que pesquisa feita pela Fhemeron aponta que pelo menos 40% dos doadores fidelizados tornaram-se operários dos dois consórcios e com isso enfrentam dificuldades para ser liberados do serviço no dia da doação, como preconiza a lei.
Ainda na reunião, a representante do Senac, Ana Socorro, se comprometeu em mobilizar o restante do Sistema “S” (Senai, Sesi, Sest/Senat, Sesc e Sebrae) para definirem estratégias junto à Sesau/Fhemeron. “A intenção do Governo, por meio da Sesau/Fhemeron, é montar um calendário semanal de doações com todos os parceiros para evitar a falta de sangue”, afirmou Josefa Lourdes, completando que além dos universitários, a ação deverá ser estendida aos alunos do ensino médio.